O bem-estar e a segurança dos familiares são as maiores motivações para contratar um seguro de vida para proteção familiar.
Afinal, saúde, moradia e segurança são condições essenciais para garantir uma vida saudável e tranquila para quem amamos. E, pensando nisso, a contratação de um seguro de vida familiar pode ser uma excelente maneira de garantir o futuro das pessoas pertencentes ao seu núcleo familiar.
Leia o texto abaixo e saiba tudo sobre proteção familiar!
Seguro de vida familiar: o que é?
O seguro de vida que visa a proteção familiar, como o nome já diz, é aquele que oferece uma cobertura completa para o segurado principal e garante, também, algumas coberturas para a família, resultando em tranquilidade e segurança em casos de imprevistos, principalmente, no quesito financeiro. Ou seja, essa modalidade de seguro de vida visa proteção familiar também, não apenas do segurado titular do seguro.
É claro que nenhuma família quer pensar em passar por fatalidades, imprevistos, acidentes ou outras situações difíceis, porém, tudo isso pode acontecer. Nesse panorama, ter uma apólice de Seguro de Vida vigente pode ajudar a proporcionar mais equilíbrio e tranquilidade.
Existem algumas apólices específicas que contam com condições exclusivas, garantindo tranquilidade ao titular do seguro, aos familiares.
A exemplo pode-se mencionar casos de apólices que contam com benefícios exclusivos, como incluir o cônjuge com a cobertura equivalente a 50% do capital contratado para o segurado principal, sem custo adicional (somente para as apólices 860.776, destinadas aos funcionários públicos vinculados/associados à ASSEFAZ; 866.029, destinada aos correntistas Banco do Brasil e Caixa; e 854.438, destinadas aos funcionários ou ex-funcionários Caixa).
O interessante, como nos casos das apólices de Seguro de Vida em contratação convencional, é que é totalmente possível personalizá-lo, sendo que o contratante pode optar por alterar os capitais das suas coberturas, incluir ou excluir coberturas e assistências, etc. O segurado possui, ainda, o livre arbítrio para escolher quem serão os beneficiários do seu Seguro de Vida – podendo ser tanto o cônjuge, quanto os filhos ou outros familiares, inclusive amigos.
Como a indenização desse tipo de seguro não é considerada uma herança, sempre prevalecerá os nomes informados pelo contratante/proponente na designação de beneficiários ao adquirir uma apólice de seguro de vida familiar, sendo esse um grande diferencial em comparação ao testamento particular.
Seguro de vida com proteção familiar: como funciona?
Com o auxílio de uma corretora de seguros de confiança, o proponente (interessado na contratação do seguro) montará uma cotação junto à seguradora, que será a responsável pelo pagamento de indenização se algum dos eventos previstos em apólice acontecerem.
Um corretor de seguros de confiança é a pessoa mais indicada para ajudar e explicar sobre as coberturas e valores, assim o interessado pode entender o que mais se encaixa na sua realidade.
Afinal, o seguro deve fazer sentido para o segurado e seus familiares e, claro, caber no bolso.
Sendo necessário acionar algumas dessas coberturas, a indenização será paga aos beneficiários que constarem no contrato. Para a grande parte das coberturas (Doenças Graves, Invalidez por Acidente, Invalidez por Doença, dentre outras.), o segurado será o próprio beneficiário por se tratarem de coberturas de uso ainda em vida. Para o pagamento da indenização por morte do segurado principal, a indenização será passada aos beneficiários indicados na apólice.
Não havendo nenhum beneficiário declarado na apólice, a indenização será repassada aos dependentes legais, conforme indicado no Código Civil.
Outro ponto muito positivo do seguro de vida com proteção familiar, é que ele costuma ser muito simples e sem burocracia, diante da necessidade de acioná-lo em caso de algum sinistro coberto.
Explicando de forma resumida, será necessário dar abertura ao processo de sinistro e enviar os documentos solicitados pela seguradora, comprovando o sinistro. Feito isso, a seguradora irá avaliar a ocorrência e, estando tudo em conformidade com os documentos, liberará o pagamento da indenização.
Não é necessário esperar a partilha de bens ou o inventário ficar pronto, por exemplo. Além disso, também é isento de Imposto de Renda, o que evita muitas dores de cabeça no momento da declaração anual.
Leia mais:
Simulação de seguro de vida familiar deve levar em consideração as coberturas
Para fazer a simulação de um seguro de vida com proteção familiar, é necessário levar em consideração as coberturas que compõem a apólice.
Elas variam de acordo com o contrato e as necessidades do contratante, mas, no geral, incluem:
- Cobertura em casos de morte acidental ou natural;
- Cobertura em casos de invalidez permanente total ou parcial, causada por acidente, ou invalidez funcional, desenvolvida por alguma doença;
- Cobertura morte de 50% estendida para o cônjuge (somente para as apólices 860.776, 866.029 e 854.438, já citadas);
- Cobertura para Transplante de Órgãos (somente para as apólices exclusivas 860.776, 866.029 e 854.438, já citadas);
- Diagnóstico de doenças graves.
Com as coberturas escolhidas, um corretor de seguros poderá orientar, de forma mais precisa, em relação a quanto custa um seguro de vida.
Seguro de vida com assistência funeral familiar
A cobertura de assistência/auxílio funeral pode ser contratada junto ao seguro de vida com proteção familiar, podendo escolher entre cobertura funeral individual ou familiar..
Essa assistência/auxílio é muito interessante por apresentar um baixo custo, porém, ser de grande valor para a família, caso seja necessário utilizar, garantindo a prestação de serviços funerários ou o reembolso de despesas com o funeral, caso a apólice tenha cobertura para auxílio-funeral.
Assistência Funeral gera a prestação de serviço, já Auxílio Funeral gera o reembolso dos custos funerários, limitado ao capital contratado na apólice.
Quais são as diferenças entre um Seguro Contra Acidentes Pessoais e um Seguro de Vida para proteção da Família?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão começando a procurar sobre o que é um Seguro de Vida. Porém, é muito importante ter em mente que os dois planos oferecem propostas diferentes.
O seguro de acidentes pessoais, por exemplo, é válido para invalidez permanente por acidentes, morte acidental, sendo indicado para pessoas que trabalham com riscos na realização de suas atividades. Ou seja, quem mais se beneficia é o próprio segurado, sendo que os beneficiários recebem a indenização em caso de morte acidental do titular.
A contratação de uma apólice de Acidentes Pessoais é muito indicada para funcionários de empresas, pessoas que querem investir em uma segurança básica, sem contar que é obrigatória para estagiários.
Enquanto isso, um seguro de vida para proteção familiar possui a finalidade de proteger e garantir as finanças dos seus familiares ou dependentes no caso da sua ausência, ainda contando com toda a segurança e proteção para os casos citados anteriormente.
Por que o Seguro de Vida com proteção à Família é a melhor opção?
Quando falamos em Seguro de Vida que visa a proteção familiar, tranquilidade é a palavra-chave. Ao adquirir uma apólice, todos os dependentes, assim como dito antes, ficarão resguardados financeiramente em caso de imprevistos.
Além disso, não é muito difícil entender que esse seguro em apólice exclusiva acaba sendo muito mais vantajoso do que o Seguro de Vida individual convencional, que tem suas assistências e coberturas, na sua maioria, somente para o segurado principal.
Caso não tenha filhos e nenhum cônjuge, ainda assim deve ter familiares ou amigos que deseja proteger e que podem ser incluídos como beneficiários, fazendo deste seguro a melhor opção possível para quem quer garantir segurança para o futuro dos entes queridos.
Seguro de vida com proteção familiar: 6 razões para contratar
O seguro de vida tem se tornado o desejo de muitas pessoas que buscam mais segurança e a opção do seguro de vida com proteção familiar é ainda mais desejada, visto que promove segurança para os familiares também.
Confira 6 razões para se convencer de vez de contratar um seguro de vida familiar.
Assistência para a família
O seguro de vida gera amparo familiar e, não importa o que aconteça com o segurado, a família não ficará desamparada em um momento delicado, o que o deixa mais tranquilo.*
Qualidade de vida em caso de invalidez
Enquanto a pessoa está trabalhando e conseguindo manter a si mesmo e sua família, acionar essa cobertura pode parecer algo muito distante, mas acidentes podem acontecer em qualquer momento e com qualquer pessoa.
Portanto, ter certeza de que a qualidade de vida será mantida mesmo que a pessoa não possa mais trabalhar é muito importante e traz uma sensação de segurança.
Reembolso de despesas hospitalares
Essa é uma cobertura que muitas pessoas pensam existir apenas em seguro saúde, mas o seguro de vida pode cobrir as despesas médicas em caso de acidentes ou tratamento de doenças, que dependendo do hospital, podem ser bem caras.
Cobertura de despesas funerárias
A morte não é o assunto preferido das pessoas, mas é inevitável não pensar nela.Ter um seguro de vida com assistência funeral familiar é garantir que as despesas e funções administrativas que esse momento demanda sejam cobertas pelo seguro e a família não precise se preocupar com nada.
Isenção de imposto de renda
O seguro de vida familiar até pode ser declarado no Imposto de Renda, mas não há nenhuma cobrança sobre ele.
Liberdade para escolher as coberturas
O segurado não precisa contratar um seguro de vida com proteção familiar completo se não quiser. É possível adicionar as coberturas que fazem mais sentido para si e sua família.
Como saber se devo contratar um Seguro de Vida com proteção Familiar?
O Seguro de Vida para proteção familiar pode ser contratado em uma apólice coletiva por adesão (apólices exclusivas) ou em apólices individuais, ambas opções são voltadas para pessoas físicas. Sua contratação é feita de maneira individual, por CPF. Se você possui dependentes financeiros e deseja garantir uma vida tranquila e livre de preocupações para eles em caso de imprevistos, que tal fazer uma simulação e descobrir o preço do seu Seguro de Vida?
Agora, se você possui uma empresa, você pode optar pela contratação do Seguro de Vida Empresarial, por meio de um CNPJ.
Entre em contato com um dos corretores da Executiva Corretora de Seguros e solicite uma simulação hoje mesmo.