
Durante a pandemia, a procura por seguros de vida aumentou, visto que as pessoas passaram a se preocupar mais com a própria saúde e o risco de morte. Entre as opções disponíveis, a contratação de um seguro de vida para idosos também é cogitada. Mas será que é possível contratar seguro a partir de certa idade?
Acompanhe o texto para entender sobre essa modalidade de seguro e a possibilidade de contratação.
Existe seguro de vida para idosos?
A procura por seguro de vida para idosos é alta e vem aumentando nos últimos tempos. Segundo a Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg), no primeiro semestre de 2021 os seguros de vida tiveram um aumento de 19,3% em relação ao mesmo período de 2020.
Apesar das especulações a respeito do tema, existem sim opções de contratação de seguros de vida para idosos. Assim como o seguro de vida tradicional, cobre acidentes pessoais, morte acidental, assistência funeral, invalidez, despesas médicas, entre outros.* Vale ressaltar que a aceitação da seguradora, bem como limitações de coberturas, estão sujeitas à análise do perfil do(a) contratante do seguro.
Tem como objetivo oferecer mais segurança e tranquilidade ao segurado e sua família, garantindo assistência em momentos difíceis, como no caso de falecimento, e de imprevistos, como um acidente.
Normalmente, a idade limite para contratação é por volta de 64 anos, mas é possível encontrar no mercado opções de seguro de vida para idosos acima de 65 anos. Essa disponibilidade vai depender de análise individual do perfil de cada proponente, bem como das políticas das seguradoras, visto que cada uma estabelece os seus limites.
*Necessário consultar a disponibilidade de cada seguradora.
Seguro de vida para idosos: valor
Quando se fala em seguro de vida, preços e idade são duas informações que vêm à mente.
Fazer um seguro de vida é um investimento, tanto em si, quanto no bem-estar da família do segurado. Assim como qualquer outro produto no mercado, o Seguro de Vida possui a sua forma de precificação. Mesmo para quem tem baixo orçamento para investir no Seguro de Vida, há formas de ajustar os valores de capitais e coberturas o tornando acessível para as pessoas, independente das suas realidades.
O seguro de vida para idosos possui um valor mais elevado, pois quanto mais avançado na sua faixa etária o contratante estiver, maior será o preço. Isso acontece porque pessoas com idade avançada têm mais risco de complicações em casos de acidentes ou desenvolverem doenças, o que acarretaria no uso do seguro.
Portanto, um seguro de vida para idosos com mais de 65 anos será mais caro do que um seguro para contratantes de 50 anos e, assim, seguirá sucessivamente.
Leia mais:
Como fazer seguro de vida para idosos: 4 dicas
Contratar um seguro, seja de viagem, vida, residencial ou para idosos exige bastante ponderação, afinal, trata-se também de um investimento.
Esse processo precisa ser feito com cautela, para que não haja dores de cabeça no momento de um eventual acionamento.
Confira abaixo 4 dicas para contratar o melhor seguro de vida para idosos.
Pesquise previamente
A pesquisa é uma parte importante para qualquer aquisição, desde comprar um carro ou celular, até contratar um seguro.
Conhecer as possibilidades e opções disponíveis no mercado ajuda a tomar a melhor decisão possível para cada um. Portanto, a procura deve ser feita com atenção para que não haja equívocos ou arrependimentos.
Peça orçamentos
Depois de pesquisar as opções, é o momento de se preocupar com o preço a ser pago. Como dito anteriormente, o seguro de vida para pessoas idosas tende a ser mais caro, mas nem por isso é preciso desembolsar um valor tão alto. Embora a precificação seja feita com base no perfil do contratante, é possível adicionar ou incluir coberturas, aumentar ou diminuir os capitais. Tais alterações irão gerar aumento ou diminuição no prêmio mensal pago pelo seguro.
Ao pedir orçamentos para algumas corretoras é possível comparar os valores e o que é ofertado, chegando no melhor produto para quem está procurando.
Seja sincero com a corretora
Diversas perguntas serão realizadas para quem tem interesse em contratar um seguro de vida e as respostas devem ser totalmente verdadeiras.
Esconder alguma doença ou complicação pode levar a ter o seguro negado ou gerar problemas no momento de acionar alguma cobertura, se necessário.
Pondere sobre as coberturas
Geralmente, os seguros possuem as coberturas básicas e é possível acrescentar outras, deixando o produto mais personalizado.
Ponderar sobre quais as coberturas fazem sentido ou não para o futuro segurado é a melhor maneira de economizar sem ficar desamparado.
Seguro de vida para idosos é na Executiva Seguros!
A Executiva Corretora de Seguros está desde 1982 no mercado e busca fornecer tranquilidade para os seus clientes, por isso, conta com profissionais capacitados e experientes, que prestam o melhor atendimento, de forma 100% consultiva.
Entre em contato com um dos corretores para saber sobre as possibilidades e pedir o seu orçamento de seguro de vida para idosos.