fbpx

O que é o seguro de vida?

O que é o seguro de vida?

Sabe o que é o seguro de vida? Esse é um produto que vem ganhando força no país em virtude dos benefícios e assistências que proporciona. Saiba mais.

Você sabe o que é seguro de vida? Logo de início já é possível dizer que esse é um produto que vem ganhando força no país em virtude dos benefícios e assistências que proporciona.

Entenda mais sobre seguro de vida, o que é, motivações e benefícios para contratar.

Quais as vantagens de entender o que é seguro de vida e contratar um?

O seguro de vida é um contrato que se faz com uma corretora de seguros especializada para garantir uma ajuda financeira para situações inesperadas.

No entanto, essa é uma conscientização um pouco nova para o brasileiro, que prefere investir em seguro de automóveis ou planos de saúde. Na verdade, muitas pessoas não querem falar em morte e, até mesmo buscar entender o que é um seguro de vida, pode ser bastante difícil para elas. 

Porém, nos Estados Unidos, essa iniciativa já é bastante comum. Naquele país, há um cuidado maior em não deixar que os entes queridos fiquem em uma situação financeira difícil após a morte do responsável financeiro da família. De cada 5 norte-americanos, 3 têm seguro de vida.

Essa é exatamente a função de um seguro de vida: deixar os beneficiários em uma situação mais confortável em caso de um acontecimento fatal ou fato grave que inviabilize a continuidade da manutenção financeira do segurado para seus familiares ou demais beneficiários.

Crescimento do setor

Porém, em 2019, o mercado de seguros cresceu entre 11% e 12,5%  de acordo com dados da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

Já em janeiro de 2020, segundo dados divulgados também pela CNSeg, o mercado de seguros teve um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período no ano passado. Essa alta deveu-se a diversos produtos relacionados ao mercado de seguros, mas para se ter ideia, só o Seguro Vida teve alta de 23,21% no mesmo período.

Com a crise epidemiológica instaurada no mundo inteiro em março de 2020, os seguros de vida também foram impactados positivamente em todo o país, com uma procura muito maior que os percentuais normais.

Além disso, de acordo com um estudo da consultoria Bain & Company, a busca por um melhor entendimento sobre seguros de vida também cresceu 4% no Google.

Seguro de vida tem cobertura para diversos riscos

As garantias estão nas coberturas escolhidas pelo segurado, que, inclusive, determina quem serão os beneficiários no caso de um sinistro. Para quem não sabe o que é sinistro,  no Seguro de Vida, é o termo que representa as situações inesperadas previstas no contrato do segurado.

Além da morte por acidente e doença, também há indenizações para situações como:

  • Invalidez Permanente Parcial ou Total Acidente (IPA);
  • Invalidez Funcional Total por Doença (IFPD);
  • Diárias de Incapacidade Temporária (DIT);
  • Diárias por Internação Hospitalar (DIH);
  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO);
  • Diagnóstico de Doenças Graves (DG).

Embora muitas pessoas no Brasil sequer saibam o que é uma apólice de seguro de vida, é válido dizer que o valor de contratar uma é bem menor do que contratar um seguro de carro. Para se ter ideia, o valor da parcela mensal do seguro de vida, para  alguns planos pode ser a partir de R$ 19,07 com o capital segurado mais básico. Mesmo se no momento da adesão o contratante não possa investir em um capital segurado de maior valor, é possível a contratação de um capital segurado de menor valor e, posteriormente, aumentá-lo à medida de sua disponibilidade financeira.    

Mas além de entender o que é seguro de vida (individual, em grupo ou empresarial), os interessados também devem saber que existem várias coberturas, já mencionadas acima, que vão depender dos objetivos de cada contratante.

  • As indenizações por morte e morte acidental, estipuladas no contrato de Seguro de Vida, serão direcionadas para os beneficiários. 
  • As coberturas por invalidez por acidente ou doença serão pagas, ainda em vida, para o contratante do seguro.

As indenizações, geralmente, são efetuadas num prazo de 30 dias, a partir do momento em que a documentação solicitada pela Seguradora for aprovada

As indenizações não entram em partilha de bens, não respondem por dívidas do contratante bem como estão isentas de tributação. 

Entenda cada uma delas:

O que é IPA no seguro de vida?

Já citada mais acima entre as coberturas de seguro, o IPA é a cobertura que contempla indenização em caso de Invalidez Permanente Parcial ou Total Acidente para os casos de lesões físicas que resultem em morte ou invalidez total ou parcial, como, por exemplo, a perda de um, ou mais,  membros do corpo. 

O que é IFPD no seguro de vida?

IFPD é uma cobertura  que prevê indenização no caso de Invalidez Funcional Permanente Total por Doença, consequente de doença que cause a perda da existência autônoma do segurado (quadro clínico incapacitante e irreversível).

Essa cobertura vai garantir o pagamento do valor total da apólice

O que é  DIH no seguro de vida?

Essa cobertura de Diárias por Internação Hospitalar, quando contratada,  prevê o pagamento de uma indenização ao segurado no caso de uma necessidade de internação no hospital ou em UTI (adicional). Porém, vale dizer que não equivale a um plano de saúde.

O montante a ser pago deve ser definido no ato da contratação da apólice, ou seja, o segurado vai estipular quanto quer receber por cada dia do tempo que ficar internado.

O que é DIT no seguro de vida?

DIT também está entre as coberturas do seguro. Neste caso, é Diária por Incapacidade Temporária. Se aplica quando o segurado precisa cobrir suas despesas devido um afastamento temporário das atividades remuneradas por acidente ou doença. Essa cobertura se destina, especialmente, para profissionais liberais/autônomos, não empregados em regime de CLT, que não possuem o benefício de afastamento remunerado em casos de problemas de saúde. O valor das diárias por incapacidade temporária serão pagos de acordo com o valor contratado e estipulado na apólice. 

O que é DMHO no seguro de vida?

Essa cobertura DMHO (Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas) vai garantir que essas despesas citadas sejam indenizadas, por reembolso mediante apresentação de documentação exigida pela seguradora, nos casos de acidente pessoal coberto.

O que é  DG no seguro de vida?

Essa cobertura de Diagnóstico de Doenças Graves garante o pagamento de uma indenização para o caso de um diagnóstico definitivo de doenças graves previstas nas condições especiais da apólice. Exemplos de doenças graves cobertas são: câncer, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, dentre outras. 

Alguns esclarecimentos sobre dúvidas a respeito do seguro de vida

O seguro de vida tem diversos termos que podem não ser de fácil compreensão. As particularidades dos termos dentro do ramo de seguros faz com que as buscas na internet sejam as mais variadas. Para esclarecer, vamos apresentar algumas questões mais comuns que geram dúvidas:

O que é seguro de vida prestamista?

Embora tenha as mesmas características da modalidade tradicional do seguro de vida, essa contratação cobre a quitação de financiamentos do segurado no caso de sua morte

É uma forma de evitar a inadimplência do segurado, inclusive, em planos de financiamento.

O que é majoração seguro de vida?

Essa é uma cobertura adicional, indicada para profissionais que possam correr algum risco durante o trabalho. Profissionais que usam muitos as mãos e os olhos podem sofrer algum dano durante suas funções, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, veterinários, entre outros.

Significa que os percentuais do capital segurado da cobertura de invalidez parcial por acidente pode ser majorado (aumentado) em 100%.

O que é o seguro de vida em grupo?

Essa é uma modalidade bastante comum de seguro de vida adotado pelas empresas. Dentro dessa modalidade surgem também outros termos: estipulante do seguro de vida e o corretor de seguros. Mas você sabe quem é estipulante do seguro de vida e o corretor de seguros? O estipulante é o responsável por contratar o seguro para um grupo de pessoas, como no caso das empresas/Associações. É ainda o responsável por representar a massa segurada diante do corretor e da seguradora.  O corretor de seguros é o responsável por intermediar essa contratação da apólice entre o estipulante e a seguradora.

Nesse tipo de contratação de Seguro de Vida, os funcionários podem fazer a adesão ao seguro  por meio da apólice contratada pela empresa e seus familiares receberão a indenização estipulada no caso de uma fatalidade.

Visão da Executiva

A equipe da Executiva Corretora de Seguros está totalmente disponível para esclarecer o que é o seguro de vida, seus benefícios e coberturas.

Nosso objetivo é garantir um trabalho 100% consultivo na contratação do seguro de vida, oferecendo e demonstrando todas as possibilidades para o segurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *