fbpx

Seguro de vida empresarial: entenda o que é

Seguro de vida empresarial: entenda o que é

Um seguro de vida empresarial pode estar entre os pontos de destaque de uma empresa para retenção de seus talentos. Entenda aqui.

Um seguro de vida empresarial pode estar entre os pontos de destaque de uma empresa para retenção de seus talentos.

Entenda neste post o que é e a importância do seguro de vida empresarial para uma organização.

O que é seguro de vida empresarial?

Assim  como um Seguro de Vida individual, esse produto visa garantir uma proteção financeira para situações inesperadas que ocorrerem com sócios, executivos, empregados e seus beneficiários.

Mas para quem quer saber qual é a diferença entre Seguro de Vida convencional e Seguro de Vida Empresarial, é que no caso do primeiro a contratação é realizada por uma pessoa física, e no segundo é uma organização/empresa que contrata o plano para fazer a inclusão dos seus funcionários. Além disso, as negociações não são isoladas para cada segurado, as condições vão atingir todo o grupo.

Um seguro de vida em grupo não é obrigatório, mas tem sido considerado um dos grandes benefícios corporativos que uma empresas pode oferecer para proporcionar mais tranquilidade para o enfrentamento de problemas difíceis, como morte do responsável pelo sustento familiar  ou casos de invalidez total ou parcial, acidentes de trabalho ou até reembolso de despesas com medicações. 

Coberturas do seguro de vida empresarial

Além das coberturas de morte e invalidez, há outras coberturas/assistências que poderão beneficiar os segurados de acordo com o plano escolhido pela empresa. Tais coberturas/assistências têm, muitas vezes, como foco o amparo para muitas condições que podem estar relacionadas ao ambiente de trabalho, como:

  • Adiantamento de prêmio em vida: se o segurado for diagnosticado com uma doença terminal ou crônica;
  • Assistência emergencial: são serviços importantes disponíveis para quando o segurado estiver em viagens, que podem ser internacionais ou nacionais;
  • Despesas médico-odontológicas: podem ser acionadas em caso de acidentes com o segurado.
  • Assistência funeral: caso o colaborador titular venha a falecer, os beneficiários estarão cobertos nos custos e providências burocráticas. 

Seguro de vida empresarial: como funciona?

No seguro de vida empresarial, uma associação, sindicato ou empresa vai ter a prerrogativa de estipulante. Isso torna a organização a responsável pelas negociações de todos os termos do contrato, como carências, prazos, idade máxima do segurado e até a política de reajuste dos prêmios. Assim, os segurados são incluídos na apólice já com os termos fixos. 

Mas quanto custa um seguro de vida? Os valores de um plano individual podem ser bastante acessíveis, mas para os segurados, outra vantagem da adesão é que o valor do Seguro de Vida Empresarial pode ser ainda mais atrativo do que os planos individuais.

É pela adesão em escala que os custos do seguro de vida empresarial saem mais vantajosos para o colaborador que decidir aderir.

Outra vantagem é que, assim como o seguro de vida individual, a indenização do seguro de vida empresarial não é considerada herança e nem entra no inventário, nem é passível de tributação.

Tipos de custeio

Além disso, o seguro de vida empresarial também poderá ser oferecido ao segurado em 3 modos de custeio:

  • Custo integral assumido por parte do colaborador – Contributário;
  • Custeio misto entre a empresa e o colaborador – Coparticipação;
  • Custo integral assumido pela empresa – Não Contributário .

Para fazer parte desse tipo de seguro, outro pré-requisito é estar vinculado a uma organização como sócio, executivo ou colaborador. Os segurados deverão constar nos documentos contábeis da organização  e  também no E-Social.

Para as  organizações, o número mínimo de segurados gira em torno de 3 (existe também seguradoras que permitem a contratação de Seguro de Vida Empresarial a partir de 1 vida) , com idades que variam de 14 a 65 anos. Porém, em algumas seguradoras é permitido que o segurado tenha até 70 anos, para fazer sua adesão ao Seguro de Vida Empresarial

Normalmente,  as condições de aceitação passam pelos segurados estarem em plena atividade profissional e em boas condições de saúde. Pessoas que tenham lesões ou doenças preexistentes também devem comunicar às seguradoras.

Outro detalhe importante é que caso o colaborador se desligue da empresa, os benefícios do seguro de vida empresarial também cessarão.

Visão da Executiva

A Executiva Corretora de Seguros oferece apólices de Seguro de Vida Empresarial para organizações de pequeno, médio ou grande porte e focando nas necessidades especiais de cada segmento.

Temos produtos da Porto Seguro Empresa, Seguro de Vida Empresarial Bradesco, dentre outras seguradoras. 

Nossa equipe está preparada para apresentar as melhores opções de Seguro de Vida Empresarial para que as entidades/associações/empresas possam oferecer um diferencial para seus associados e colaboradores.

Fique à vontade para nos procurar para fazer uma cotação de Seguro de Vida Empresarial. Estaremos atentos às necessidades da sua organização e vamos em busca do que há de melhor. 

Leia também:

Como Fazer um Seguro de Vida

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *