Você sabe como funciona o seguro de vida ou o por que ele é tão importante para a tranquilidade financeira da sua família? Muitas pessoas não sabem, mas esse produto não apenas protege os familiares ou beneficiários que foram indicados, mas também o próprio segurado.
Quer saber mais sobre indenizações, os tipos de cobertura e outras dúvidas referentes ao seguro? Então, leia esta material que preparamos para você!
O que é seguro de vida?
O seguro é um um produto securitário que oferece uma indenização para o segurado ou para seus familiares/beneficiários, caso o titular venha a falecer ou sofra algum acidente.
De fato, a cobertura mais conhecida é para morte natural ou acidental, onde os familiares/beneficiários recebem o repasse da indenização.
Contudo, também é possível adicionar outras coberturas da apólice de seguro de vida, como o caso da assistência funeral, por exemplo. Veja outras coberturas que você pode incluir:
- Invalidez permanente, seja total ou parcial, causada por doença ou acidente;*
- Despesas com contas médicas, hospitalares e odontológicas;*
- Diárias por incapacidade temporária ou por internação hospitalar;*
- Doenças graves, como câncer, AVE, entre outros.*
*Confirme com seu corretor de seguros sobre disponibilidade e condições de contratação.
Como fazer seguro de vida em Brasília?
Qualquer pessoa com mais de 14 anos pode contratar um seguro. Como há diversos planos, com coberturas e condições diferentes, é costumeiro que o segurado realize uma cotação/simulação de seguro de vida, com base em suas características pessoais e necessidades.
Vale destacar que para menores de 16 anos, não é permitida a contratação de uma apólice de Seguro de Vida sem que haja um representante legal/tutor presente.
Para montagem de cotações, a corretora solicitará diversas informações a respeito do proponente (futuro segurado), como seu histórico de saúde e sua profissão. Caso ele tenha uma doença pré-existente ou tenha uma profissão de alto risco, a seguradora fará análise quanto à aceitação da contratação. Dessa forma, o valor do seguro pode sofrer um acréscimo, caso a seguradora aceite.
Para as pessoas que atuam nessas profissões, pode ser que já haja contratação de uma apólice de seguro de vida empresarial. Mas, caso ainda não o tenham, é altamente recomendado que contratem um seguro de vida individual.
Como dissemos anteriormente, o seguro repassa aos beneficiários a indenização por morte do segurado. É comum que as apólices tenham as coberturas de Morte e Morte Acidental, sendo que, dentre as seguradoras, a cobertura de Morte Acidental pode aparecer como automática ou opcional.
A inclusão da cobertura de Morte Acidental agrega muita segurança à apólice, pois garante pagamento da indenização em dobro, caso o segurado faleça em função de um acidente.
Assim sendo, no momento da contratação, o proponente escolhe o tipo de plano de seguro que deseja contratar e indica os beneficiários na sua apólice.
Conheça o simulador de seguro de vida da Executiva Corretora de Seguros!
Seguro de vida: como funciona?
Muitas pessoas têm dúvida em como receber seguro de vida por morte, por acidente, por invalidez e por outras situações que o seguro cobre.
Em caso de invalidez ou acidente, é o próprio segurado ou um familiar que deverá entrar em contato com o seu corretor, que irá solicitar toda a documentação e acionará a seguradora. Caso o segurado tenha falecido, é a família ou os beneficiários que darão abertura no processo de sinistro do seguro.
Após a análise de toda a documentação e a liberação da indenização pela Seguradora, os beneficiários receberão o valor de uma vez só, cada um em sua conta bancária. Caso o titular não tenha indicado seus beneficiários, o pagamento será repassado aos seus herdeiros legais (cônjuge, filhos, etc.).
A divisão é feita da seguinte forma: metade para o cônjuge e metade para os herdeiros. Caso não haja cônjuge, o pagamento é feito apenas para os herdeiros.
Para que os beneficiários recebam a indenização, eles devem apresentar os laudos médicos, certidão de óbito, se for o caso, entre outros documentos que a seguradora solicitará, na qual realizou-se o contrato da apólice de seguro de vida.
De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), a seguradora tem o prazo de 30 dias para realizar o pagamento após o envio da documentação.
Vale reforçar a importância de enviar toda a documentação de forma correta. Isso porque qualquer equívoco ou documentação em falta fará com que o processo tenha que ser analisado novamente e o prazo de 30 dias para o pagamento volte ao zero.
Como funciona o seguro de vida resgatável?
Com o passar dos anos o Seguro de Vida foi sofrendo alterações. Novas coberturas foram sendo incorporadas e novas formas de se contratá-lo também. Hoje, por exemplo, já existe o seguro de vida resgatável.
Nesse tipo de contratação, após cumprida uma carência mínima de 24 meses, o titular pode fazer resgate de uma parte da quantia investida até o momento. O segurado pode fazer o uso que desejar com quantia proveniente desse resgate. Além disso, a apólice ainda funciona como um seguro de vida normal, que proverá amparo à família em caso de alguma tragédia.
Mas é importante se informar com o seu corretor de seguros se esse tipo de seguro é a melhor opção de contratação para o seu perfil e para os seus interesses.
Leia mais:
Qual a diferença entre seguro de vida em grupo e individual?
O seguro de vida em grupo funciona de forma diferente.
Nesse tipo de contratação, é necessária a presença de uma empresa ou entidade que será responsável por representar o grupo segurado. A esse representante é dado o nome de Estipulante. O objetivo desta apólice é fornecer um alto nível de proteção e qualidade para todos os que puderem fazer sua adesão.
Já o seguro de vida individual, como o próprio nome fala, é uma contratação unitária feita diretamente entre o proponente (que é o cliente interessado na contratação) e a seguradora.
Existem apólices de Seguro de Vida em Grupo que permitem adesões unitárias. A exemplo, temos a apólice exclusiva 859.439, que é uma apólice grupal mas que permite adesão unitária de todos que tiverem perfil elegível para contratação. No caso desta apólice, ser correntista no Banco do Brasil ou Caixa.
Independente da sua contratação ser em uma apólice em grupo ou individual, não contrate sem a intermediação de um corretor de seguros. O corretor será o responsável por lhe auxiliar antes, durante e depois da sua contratação.
Seguro de vida: preços em Brasília
Se você quer saber quanto custa um seguro de vida, precisa entender que o valor depende das coberturas da apólice, do tipo de plano (individual ou em grupo) e de informações pessoais do contratante.
Por exemplo, um seguro de vida para idosos costuma ser mais caro, pois será feita uma análise do perfil e dos riscos que a contratação pode representar para a seguradora. Como assim?
O avanço etário traz algumas mudanças físicas que são naturais para todos. Assim, são um conjunto de fatores que aparecem e que podem contribuir para o aparecimento de certas enfermidades.
Por isso, caso a contratação seja aceita pela seguradora, o seguro pode acabar ficando mais caro por conta do perfil do contratante, caso ele tenha condições de saúde já diagnosticadas.
É quase o mesmo princípio usado para analisar contratações de profissionais de risco: quanto maior o risco de acidentes ou óbitos, mais detalhada será a análise feita pela seguradora, que poderá aceitar ou recusar o(s) risco(s) desta contratação.
Qual o melhor seguro de vida: com a Executiva você encontra o plano ideal!
Agora que você já entendeu a importância e como funciona seguro de vida, entre em contato com um de nossos corretores e faça uma simulação!
Estamos à disposição para responder qualquer dúvida que você tenha e te ajudar a encontrar o plano de seguro de vida que se encaixa nas suas necessidades, para que você e sua família fiquem tranquilos financeiramente em todos os casos.
Clique aqui e faça uma simulação!
Veja também: