Previdência Privada: como funciona?

O endurecimento das regras do governo para a aposentadoria fez com que muitas pessoas procurassem entender sobre a Previdência Privada, como funciona.

As alterações  das regras do governo para a previdência pública, pelo INSS (Instituto Brasileiro de Seguro Social) fez com que muitas pessoas tivessem dúvidas na pergunta “Previdência Privada: como funciona?” e “por que fazer?”.

Entenda neste post, como funciona previdência privada, quais são os benefícios e características dos planos que são ofertados no mercado.

O que é Previdência Privada?

A Previdência Privada é um investimento para planejar a aposentadoria, que é oferecido por Seguradoras (por intermédio de corretoras de seguros), investimentos de crédito ou bancos. Esse tipo de aposentadoria é independente e desvinculado da previdência pública do INSS.

A reforma da previdência foi justamente o que aqueceu o mercado dos planos de Previdência Privada. 

Segundo dados da FenaPrevi ( Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a busca por uma Previdência Privada complementar à pública cresceu 7,9% em 2017, enquanto a portabilidade dos planos teve aumento de 25% em 2018. Em 2019, a busca pela Previdência Privada cresceu 16,9%.

A principal característica desse plano de aposentadoria privada é realizar um acúmulo de capital por tempo determinado e depois resgatá-lo para finalidades diversas. É vantajoso para quem quer maior independência financeira após um certo período, pagar a universidade dos filhos ou honrar as prestações de um imóvel e até mesmo ter uma renda complementar em paralelo à aposentadoria pública.

Ou seja, a previdência privada vale a pena para que você não deixe a segurança financeira futura sua, e da sua família, em risco esperando o auxílio do governo. 

É importante lembrar que a Previdência Privada não é a mesma coisa que seguro de vida familiar. Ambos são importantes para sua família, porém existem diferenças entre eles, que devem ser conversadas com um corretor de seguros de confiança. 

Como funciona a Previdência Privada para aposentadoria?

Antes de saber como fazer uma previdência privada, é importante entender como funciona a previdência privada, se atentando a alguns detalhes.

O valor acumulado, para posterior resgate , pode ser depositado todo de uma vez no plano de previdência ou por meio de mensalidades durante um determinado período ou até mesmo de forma vitalícia.

É importante entender que a Previdência Privada é um investimento a longo prazo, mas que pode ser resgatado antes do período. Neste caso, o contratante vai solicitar o valor acumulado, mas irá pagar taxas referentes ao resgate do investimento. É importante ter atenção, também, aos prazos de carência para efetuar o resgate do valor acumulado. 

Essa é uma das grandes diferenças dos planos de previdência em relação aos fundos de investimento comum, que são mais indicados para metas de curto e médio prazos.

Porém, ela não serve apenas para se pensar na aposentadoria. Se você já pensa em garantir um futuro financeiro tranquilo a sua família, ou até mesmo se você tem filhos e deseja pagar a faculdade deles futuramente, investir em uma Previdência Privada pode ser um bom plano.

Ebook - onde investir

Como funciona: previdência privada infantil

A Previdência Privada Infantil é muito pensada em quem quer garantir a segurança financeira no início da vida adulta dos filhos.

Seja para pagar a faculdade, um intercâmbio ou até comprar um carro. Quanto antes começar, mais os pais conseguem poupar e fazer o dinheiro render. 

Ela pode ser contratada pelos pais ou até mesmo por terceiros, com autorização do responsável legal. Ela também pode ficar no nome da criança, caso ela tenha um CPF válido. 

Quais os tipos de Previdência Privada?

Ainda no quesito como funcionam os planos de previdência privada, existem três fatores que devem ser compreendidos:

  • Categoria do plano;
  • Tributação;
  • Estratégia (agressiva, moderada ou conservadora).

Categorias

As pessoas podem contratar duas categorias de planos de previdência: VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

A escolha por cada um deles vai depender de como a pessoa declarada o Imposto de Renda:

  • VGBL: é para aqueles que não declaram o imposto ou fazem a declaração simples;
  • PGBL: esse plano é para as pessoas que fazem a declaração completa com renda maior.

Com o plano de previdência VGBL, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor investido pagando a alíquota do imposto de renda apenas sobre os rendimentos do plano. Porém, neste tipo de plano, não há benefício fiscal para restituição do imposto de renda.

O PGBL permite deduzir no Imposto de Renda até 12% da sua renda bruta, tributável e anual. Porém, terá a alíquota incidindo sobre o valor total do investimento, que é o total aplicado e os rendimentos, no pedido de resgate.

Tributação dos Planos de Previdência Privada

Para entender como funciona o plano de previdência, o consumidor também precisará saber sobre a quitação de imposto para o governo, que pode ser realizada de duas formas e vai depender da escolha do contratante.

Tributação Regressiva

Neste tipo de tributação, o percentual da alíquota devida ao imposto de renda diminui ao longo do tempo:

  • Começa com 35% em até 2 anos;
  • 30% de 2 a 4 anos;
  • 25% de 4 a 6 anos;
  • 20% de 6 a 8 anos,
  • 15% de 8 a 10 anos;
  • 10% após 10 anos de investimento.

Tributação Progressiva

A alíquota desse plano é fixa e é ideal para os contratantes que pretendem resgatar o investimento antes de 10 anos ou não sabem por quanto tempo vão continuar fazendo os depósitos.

Estratégias de Gestão

Existem várias estratégias de gestão dos planos, que podem ser de renda fixa, multimercado, balanceados ou renda variável. Cada um terá um nível de risco.

Cada carteira vai depender do perfil e objetivo dos contratantes e cada gestor do plano vai oferecer de acordo com o que o cliente definir.

  • Renda fixa: esses fundos vão buscar um retorno com aplicações em ativos de renda fixa, por exemplo, as debêntures, títulos públicos, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), e outros.
  • Multimercado: nesses fundos, os recursos são aplicados em diversos tipos de ativos, de diferentes mercados, que seguirão regras específicas.
  • Balanceados: esses fundos vão buscar um retorno a longo prazo com investimento em ativos como ações, renda fixa ou câmbio.
  • Ações: quem investir nesse tipo de fundo, vai precisar aplicar ao menos 67% em uma carteira com ações e outros ativos.

Já o perfil de investidor pode ser dividido em 3: conservador, moderado ou agressivo:

  • Conservador

O investidor conservador prioriza a segurança em suas aplicações, preferindo investimentos de baixo risco, para preservar o seu patrimônio.

  • Moderado

O investidor moderado gosta da segurança, mas já possui tolerância a riscos de longo prazo, possuindo mais conhecimento do mercado.

  • Agressivo

O investidor agressivo está mais acostumado com perdas a curto prazo, tolerando bem, e entende que são necessárias a longo prazo.

Ele possui conhecimento de mercado e busca sempre a melhor rentabilidade.

Como funciona o resgate?

O resgate do valor acumulado do plano de aposentadoria privada pode ser solicitado em qualquer prazo, porém, há carências que podem variar de acordo com o próprio tipo de plano e instituição financeira.

Para quem contribui regularmente durante todo o contrato do plano de aposentadoria, o valor pode ser resgatado de uma vez ou por meio de parcelas mensais. Essas retiradas podem ser temporárias ou vitalícias.

É preciso ficar atento, porque no caso das retiradas temporárias, a renda poderá ser suspensa se o titular do plano falecer.

Cuidados na contratação da Previdência Privada

As pessoas interessadas na contratação de um plano de Previdência Privada devem ficar atentas a alguns fatores antes de escolher: rentabilidade, taxas cobradas e carências para resgate de valores.

Para que o consumidor tenha mais transparência no momento de escolher o plano, a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) divulga uma listagem do desempenho dos fundos de investimento privados. A classificação de cada fundo considera performance ajustada ao risco.

Além da rentabilidade do fundo, o contratante conhecerá outras bases técnicas, como taxas de juros e tábua biométrica, que são utilizadas na composição de cada produto.

Os rendimentos dos planos de Previdência Privada vão variar de acordo com o tipo de estratégia adotada na gestão. Porém, no ano passado, apresentaram um rendimento, em média, de 11%.

Visão da Executiva

Se você quer entender como funciona o investimento em previdência privada, as vantagens, riscos e procedimentos para fazer, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Vamos percorrer detalhadamente qual é o seu perfil, tipos de plano que podem ser escolhidos e seus objetivos ao fazer essa contratação.

Leia também:

Como fazer um seguro de vida

Quanto custo um seguro de vida

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Posts Relacionados

Veja também

Muitas pessoas sequer pensam em deixar o automóvel sem a cobertura de um seguro, mas nunca pararam para pensar sobre a proteção que um Seguro de Vida traz para quem contrata e, também, para a família. Com uma tabela de Seguro de Vida, você verá que o preço dessa proteção pode ser bem menor do que você pensa e ainda proporcionar vantagens para seus familiares/beneficiários em momentos difíceis. Acompanhe o texto. Tabela seguro de vida: preço pode ser mais barato que um seguro de carro? Fazendo uma rápida pesquisa sobre seguro de vida: tabela de valores, você verá que o valor que se investe mensalmente é muito pequeno perto do benefício que ele trará, já que esse é um produto que gera amparo para as pessoas importantes da sua vida nessas situações angustiantes. No entanto, o pensamento mais comum do consumidor mostrava uma preocupação bem maior em garantir a reposição de um carro roubado do que contratar um seguro de vida que garantisse uma segurança à família no caso de falecimento do(a) provedor(a) dos recursos financeiros da casa. Porém, de acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) esse cenário já está mudando. Segundo dados do boletim de conjuntura do órgão, só em setembro de 2019 houve um incremento de 27,4% na contratação de Seguros de Vida em relação ao mesmo período do ano anterior. O que muitos não sabem é que o preço do seguro de vida pode ter um custo mensal bem mais baixo do que um seguro de automóvel. Além disso, pode garantir uma proteção em casos bastante diferenciados. Vale conversar com um corretor de seguros de confiança e solicitar cotação e/ou a tabela de preços de seguro de vida de diversas seguradoras para comprovar isso. Além da indenização pela morte, também conhecida como capital morte, o produto é bastante amplo, com cobertura para Invalidez Parcial ou Total por Acidente ou Doença, por exemplo. A indenização é paga aos beneficiários indicados pelo contratante/segurado e não entra em partilha de bens. Outros grandes diferenciais é que a indenização do Seguro de Vida também não responde por dívidas e é isenta de tributação de Imposto de Renda. Seguro de vida: tabela de preços E quanto custa um seguro de vida? É certo que o preço do Seguro de Vida varia de contratante para contratante, pois são levadas em consideração características individuais de cada cliente. O valor também vai variar de seguradora para seguradora, do tipo de seguro escolhido, das coberturas selecionadas, e da idade do contratante versus o valor da cobertura escolhida, motivo pelo qual o melhor momento para contratar um seguro de vida é quando se tem uma faixa etária menor, pois é possível adquirir um maior capital morte por um menor valor de prêmio mensal. Outro fator que é importante mencionar é: com o avanço etário, o perfil do proponente fica mais agravado, onerando mais o valor do prêmio mensal. É necessário ter muita atenção pois, em faixas etárias mais avançadas a seguradora pode recusar a contratação do seguro. Disponibilizamos gratuitamente e 100% consultivo, serviço de atendimento para montagem do plano que melhor atende às necessidades de cada pessoa. Assim, fica mais fácil de entender a tabela de seguro de vida e o preço de um seguro de vida individual ou em grupo. Seguro de vida: preço mensal Para conhecimento, existem planos disponíveis a partir de R$18,74 (valores de referência em junho de 2021) com o capital segurado mais básico, o que demonstra um excelente custo-benefício para os contratantes. Seguro de vida empresarial: preço O seguro de vida empresarial cobre um grupo de segurados. Ele é contratado por uma empresa, para o seus colaboradores, dando mais tranquilidade a eles e seus familiares em caso de morte ou invalidez, assim como um seguro de vida individual. O contrato varia de acordo com as necessidades de cada empresa, suas condições financeiras e o risco do ramo em que ela atua. Por isso, a precificação de um seguro de vida empresarial pode sofrer alterações em cada caso. O ideal é entrar em contato com um corretor de seguros de confiança, que entenderá o caso de maneira individual e saberá orientar sobre as cotações e tabela de valores de seguro de vida, no caso de apólices exclusivas. Seguro de vida familiar: preço O seguro de vida familiar oferece coberturas completas, garantindo tranquilidade e segurança em casos de imprevistos, tanto para o contratante quanto para os familiares. Tais coberturas variam de acordo com o contrato e as necessidades do contratante, mas, no geral, incluem*: Cobertura em casos de morte acidental ou natura*l; Cobertura em casos de invalidez permanente total ou parcial, causada por acidente, ou invalidez funcional, desenvolvida por alguma doença*; Cobertura estendida para o cônjuge*; O preço médio do seguro de vida vai depender das coberturas contratadas, porém é possível encontrar um seguro de vida, para garantir a segurança familiar, a partir de R$18,74 ao mês (valores de referência em junho de 2021). *Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação. Seguro de vida: indenização não é considerada uma herança A indenização do seguro de vida não é considerada uma herança (motivo pelo qual ela não entra em inventário), bem como está isenta de tributação e declaração de Imposto de Renda. Conforme determinação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o prazo para análise do processo de sinistro por falecimento do titular do seguro é de 30 (trinta) dias a partir da entrega de todos os documentos solicitados pela seguradora. No caso de envio de documentos com algum erro ou em caso de solicitação de documentação e/ou informação complementar, o prazo de até 30 dias será suspenso, voltando a correr do zero a partir do envio das informações complementares. Seguro de vida: o que é e como funciona? Caso você ainda não saiba o que é o Seguro de Vida e como ele funciona, vamos te explicar. Sabemos que imprevistos acontecem, por isso nada melhor do que estar protegido diante dessas situações. O Seguro de Vida visa a proteção do contratante, por meio de assistências e coberturas que podem ser usadas ainda em vida – como doenças graves, invalidez por doença ou acidente, entre outros, bem como visa garantir a segurança financeira da família ou entes queridos no caso de um evento inesperado, como o falecimento do titular.* Esse contrato é feito por intermédio de uma corretora de seguros especializada, resguardando os beneficiários ou o titular diante de um evento coberto na apólice, como os descritos acima. Hoje, existe uma gama muito ampla de opções no mercado, podendo o seguro de vida ser individual, coletivo ou até mesmo opções mais específicas, como o seguro de vida mulher. O Seguro de Vida em grupo, por exemplo, pode ser contratado por empresas. Nesse caso,a empresa será a estipulante do contrato e responsável pela representação dos funcionários. Esse tipo de apólice pode ser contributiva (funcionários arcam com parte ou totalidade do valor do seguro) ou não contributária (empresa assume totalmente com os custos do seguro). De qualquer forma, os funcionários podem fazer a adesão ao seguro por meio da apólice contratada pela empresa e contar com toda a segurança das coberturas contratadas. Além disso, seus familiares receberão a indenização estipulada no caso de uma fatalidade. O interessante é conversar com o seu corretor de seguros e entender qual mais se adapta ao seu perfil e a sua realidade. Outro ponto muito positivo, e que merece ser mencionado novamente, é que a indenização do seguro não entra em inventário e está livre da tributação de imposto de renda, auxiliando os familiares no uso do capital contratado para saldar eventuais dívidas ou manter os padrões de vida familiar. *Consulte seu corretor para condições de contratação. Seguro de vida: a visão da Executiva A Executiva Corretora de Seguros está sempre disposta a atender às necessidades de amparo de seus segurados. Inclusive, seguimos as novas diretrizes da SUSEP para Seguro de Vida e Pandemia. Não importa se a cotação é para uma apólice individual ou seguro de vida em grupo, o preço pode sofrer alterações, podendo ser adequado à expectativa/realidade dos clientes. Estamos prontos para responder todas as suas dúvidas, como “Seguro de vida tem carência?” e tabela de reajuste de seguro de vida, em caso de renovação. Para nós, garantir o bem-estar dos nossos segurados para enfrentar qualquer situação é o nosso principal objetivo e grande satisfação.

Quanto custa um Seguro de Vida?

Muitas pessoas sequer pensam em deixar o automóvel sem a cobertura de um seguro, mas nunca pararam para pensar sobre a proteção que um seguro