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  • novembro 9, 2022

Auxílio funeral: o que é e como funciona?

A cobertura de auxílio funeral é de grande importância no Seguro de Vida justamente por fornecer amparo financeiro em um momento muito delicado para os familiares do titular do seguro. Por isso, em casos de falecimento, os familiares se veem desamparados financeiramente e desestabilizados psicologicamente, afinal, é um momento de vulnerabilidade. Então, neste conteúdo, vamos esclarecer sobre seu funcionamento, benefícios e quem tem direito ao auxílio funeral. Acompanhe! O que é e como funciona o auxílio funeral? Quando algum indivíduo falece, por morte natural ou acidente, os familiares precisam lidar com algumas questões burocráticas e financeiras, apesar do período de luto. É neste momento que a cobertura de auxílio funeral se torna indispensável, para fornecer reembolso dos gastos com o sepultamento. Auxílio Funeral é uma cobertura que os familiares poderão acionar e que fornecerá reembolso para cobrir as despesas com o sepultamento ou cremação e a emissão do registro de óbito, sendo que o reembolso é realizado em uma única parcela.* *Consulte seu corretor para disponibilidade e condições de contratação.0 E qual a diferença entre auxílio e assistência funeral? Inserir vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GQ7MPg-phNE Uma confusão muito comum entre os proponentes é pensar que o auxílio funeral é a mesma coisa do que a assistência funeral, mas não é. Entenda a seguir qual é a diferença. No auxílio funeral, a seguradora faz o reembolso* dos custos referentes ao funeral do segurado ou dos familiares que estão descritos na apólice.** Por outro lado, na assistência funeral é diferente, pois essa cobertura é oferecida em forma de prestação de serviço por uma empresa vinculada à seguradora. Para algumas seguradoras, a cobertura de assistência funeral também pode oferecer a possibilidade de reembolso de gastos funerários.** *Consulte seu corretor de seguros para disponibilidade e condições de contratação. **Reembolso limitado ao capital contratado em apólice. Auxílio funeral: quem tem direito? Agora que você já entendeu o que é auxílio funeral, chegou a hora de descobrir quem pode contratar essa cobertura e se ela está disponível para contratação nas seguradoras com as quais suas cotações foram montadas. A melhor opção é entrar em contato com o seu corretor de seguros e verificar. A cobertura de auxílio funeral pode estar disponível para o seguro de vida familiar, em grupo, individual ou empresarial. Reforçamos que as informações referentes à contratação desta cobertura devem estar descritas na apólice. O auxílio funeral também pode se estender para o cônjuge, herdeiros com até 21 anos de idade, filhos com deficiências (físicas ou mentais), pais e sogros do segurado*. Portanto, caso algum desses familiares venha a óbito, é o próprio segurado que deverá solicitar o acionamento da cobertura com a seguradora contratada. Mas caso o titular do seguro venha a falecer, são estes familiares que deverão dar abertura no processo de sinistro junto à corretora e apresentar a documentação solicitada pela seguradora. Além disso, hoje é possível fazer a contratação de um Amparo Funeral que contém coberturas voltadas especificamente para acontecimentos envolvendo a perda de um ente querido, como apoio psicológico, organização do funeral, dentre outras. *Consulte seu corretor de seguros para verificar as condições de contratação e solicitação da cobertura. Veja também: Testamento particular INSS tem auxílio funeral? Uma questão que pode causar dúvidas para os proponentes é se o aposentado falecido tem direito a auxílio funeral. Esse direito existia até 1991, para todos os aposentados que contribuíram com a previdência social. Contudo, de 1991 em diante, o auxílio funeral para aposentados do INSS deixou de existir e passou a ser encargo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos respectivos municípios, ou da Secretaria Social de cada estado. E quem tem direito ao auxílio-funeral dessas instituições? Depois dessa mudança, passou a ser válido apenas o auxílio-funeral para servidor federal, municipal e estadual e militar ativo na corporação. Contudo, o auxílio-funeral para servidor público* (e federal) também se estende a seus dependentes e viúvos, assim como no caso de militares ativos. Além disso, existe o auxílio-funeral para pessoas de baixa renda ou que estão inscritas em programas sociais do Governo. Esse benefício pode incluir despesas com o velório, sepultamento e com o translado do corpo, se for necessário. Entretanto, a concessão do direito pode variar de acordo com as leis de cada município e estado, o que interfere no valor e quem pode requerer o auxílio.* *Para mais informações, recomendamos acesso ao site do Governo do seu respectivo Estado. Como solicitar auxílio-funeral? Se você contratou o amparo funeral ou tem a cobertura de auxílio-funeral no seu seguro de vida, deve seguir as instruções que estão na apólice ou entrar em contato com seu corretor de seguros para dar abertura no processo de sinistro e esclarecer qualquer dúvida que tiver. Na maioria das apólices, a solicitação deve ser realizada em até 30 dias após a data do óbito do segurado, ou dos familiares que estão cobertos. Contudo, você deve verificar na sua apólice o prazo para o requerimento. O prazo para o reembolso também pode variar de seguradora para seguradora. Algumas podem realizar o pagamento em até 30 dias, enquanto outras podem dar prazo de até 180 dias. Leia também: Seguro de vida tem carência Seguro de vida preços E como receber auxílio-funeral? Como dissemos anteriormente, o recebimento dessa indenização ocorre posteriormente ao funeral, ou seja, como reembolso. Por isso, se você quiser saber o que está disponível para contratação no auxílio-funeral, existem opções de coberturas, por exemplo, de R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil e R$ 20 mil. Os capitais disponíveis para contratação variam de acordo com a seguradora, por isso recomendamos que verifique junto do seu corretor de seguros. Enfim, neste momento, será necessário que o requerente apresente alguns documentos solicitados pela seguradora, como*: Cópia da certidão de óbito; Comprovante de despesas em nome do requerente; Cópia do CPF e RG do requerente. *O procedimento, assim como os documentos, podem variar de acordo com a seguradora contratada, confirme com seu corretor de seguros. Veja mais: Tabela de seguro de vida Seguro de vida em Brasília Entenda mais sobre o Seguro de Vida O Seguro de Vida é uma modalidade de seguro que traz muitos benefícios, como por exemplo a cobertura de auxílio-funeral. Contudo, o seguro não é acionável apenas em caso de falecimentos. Suas coberturas principais podem ser utilizadas em vida pelo próprio segurado, como, por exemplo: Invalidez permanente por acidente; Invalidez permanente funcional por doença; Doenças graves; Transplante de órgãos; Reembolso de gastos médicos, hospitalares e odontológicos; dentre outros. Além dessas, há muitas outras que vão amparar financeiramente a família e o segurado, mas para saber quais coberturas estão disponíveis para contratação da sua apólice de seguro, converse com seu corretor. Então, se deseja fornecer segurança e tranquilidade para sua família, realize uma cotação de seguro de vida com nossos corretores e contrate sua apólice. Selecione quais coberturas você deseja incluir, o tipo de apólice que deseja contratar e conte com um atendimento 100% consultivo da Executiva Corretora. Nossa equipe entrará em contato para esclarecer quaisquer dúvidas e oferecer coberturas adicionais disponíveis para o seu seguro.

A cobertura de auxílio funeral é de grande importância no Seguro de Vida justamente por fornecer amparo financeiro em um momento muito delicado para os familiares do titular do seguro. 

Por isso, em casos de falecimento, os familiares se veem desamparados financeiramente e desestabilizados psicologicamente, afinal, é um momento de vulnerabilidade.

Então, neste conteúdo, vamos esclarecer sobre seu funcionamento, benefícios e quem tem direito ao auxílio funeral. Acompanhe!

O que é e como funciona o auxílio funeral?

Quando algum indivíduo falece, por morte natural ou acidente, os familiares precisam lidar com algumas questões burocráticas e financeiras, apesar do período de luto.

É neste momento que a cobertura de auxílio funeral se torna indispensável, para fornecer reembolso dos gastos com o sepultamento.

Auxílio Funeral é uma cobertura que os familiares poderão acionar e que fornecerá reembolso para cobrir as despesas com o sepultamento ou cremação e a emissão do registro de óbito, sendo que o reembolso é realizado em uma única parcela.

Consulte seu corretor para disponibilidade e condições de contratação.

E qual a diferença entre auxílio e assistência funeral?

Uma confusão muito comum entre os proponentes é pensar que o auxílio funeral é a mesma coisa do que a assistência funeral, mas não é. Entenda a seguir qual é a diferença.

No auxílio funeral, a seguradora faz o reembolso dos custos referentes ao funeral do segurado ou dos familiares que estão descritos na apólice.

Por outro lado, na assistência funeral é diferente, pois essa cobertura é oferecida em forma de prestação de serviço por uma empresa vinculada à seguradora. Para algumas seguradoras, a cobertura de assistência funeral também pode oferecer a possibilidade de reembolso de gastos funerários. 

Consulte seu corretor de seguros para disponibilidade e condições de contratação.

Reembolso limitado ao capital contratado em apólice.

Auxílio funeral: quem tem direito?

Agora que você já entendeu o que é auxílio funeral, chegou a hora de descobrir quem pode contratar essa cobertura e se ela está disponível para contratação nas seguradoras com as quais suas cotações foram montadas.

 A melhor opção é entrar em contato com o seu corretor de seguros e verificar. A cobertura de auxílio funeral pode estar disponível para o seguro de vida familiar, em grupo, individual ou empresarial. Reforçamos que as informações referentes à contratação desta cobertura devem estar descritas na apólice. 

O auxílio funeral também pode se estender para o cônjuge, herdeiros com até 21 anos de idade, filhos com deficiências (físicas ou mentais), pais e sogros do segurado.

Portanto, caso algum desses familiares venha a óbito, é o próprio segurado que deverá solicitar o acionamento da cobertura com a seguradora contratada. Mas caso o titular do seguro venha a falecer, são estes familiares que deverão dar abertura no processo de sinistro junto à corretora e apresentar a documentação solicitada pela seguradora.

Além disso, hoje é possível fazer a contratação de um Amparo Funeral que contém coberturas voltadas especificamente para acontecimentos envolvendo a perda de um ente querido, como apoio psicológico, organização do funeral, dentre outras. 

Consulte seu corretor de seguros para verificar as condições de contratação e solicitação da cobertura.

Veja também: 

  • Testamento particular

INSS tem auxílio funeral?

Uma questão que pode causar dúvidas para os proponentes é se o aposentado falecido tem direito a auxílio funeral.

Esse direito existia até 1991, para todos os aposentados que contribuíram com a previdência social. Contudo, de 1991 em diante, o auxílio funeral para aposentados do INSS deixou de existir e passou a ser encargo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos respectivos municípios, ou da Secretaria Social de cada estado.

E quem tem direito ao auxílio funeral dessas instituições? 

Depois dessa mudança, passou a ser válido apenas o auxílio funeral para servidor federal, municipal e estadual e militar ativo na corporação. 

Contudo, o auxílio funeral para servidor público (e federal) também se estende a seus dependentes e viúvos, assim como no caso de militares ativos.

Além disso, existe o auxílio funeral para pessoas de baixa renda ou que estão inscritas em programas sociais do Governo.

Esse benefício pode incluir despesas com o velório, sepultamento e com o translado do corpo, se for necessário. Entretanto, a concessão do direito pode variar de acordo com as leis de cada município e estado, o que interfere no valor e quem pode requerer o auxílio.

Para mais informações, recomendamos acesso ao site do Governo do seu respectivo Estado.

Como solicitar auxílio funeral?

Se você contratou o amparo funeral ou tem a cobertura de auxílio funeral no seu seguro de vida, deve seguir as instruções que estão na apólice ou entrar em contato com seu corretor de seguros para dar abertura no processo de sinistro e esclarecer qualquer dúvida que tiver.

Na maioria das apólices, a solicitação deve ser realizada em até 30 dias após a data do óbito do segurado, ou dos familiares que estão cobertos. Contudo, você deve verificar na sua apólice o prazo para o requerimento.

O prazo para o reembolso também pode variar de seguradora para seguradora. Algumas podem realizar o pagamento em até 30 dias, enquanto outras podem dar prazo de até 180 dias.

Leia também:

  • Seguro de vida tem carência
  • Seguro de vida preços

E como receber auxílio funeral?

Como dissemos anteriormente, o recebimento dessa indenização ocorre posteriormente ao funeral, ou seja, como reembolso. 

Por isso, se você quiser saber o que está disponível para contratação no auxílio funeral, existem opções de coberturas, por exemplo, de R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil e R$ 20 mil. Os capitais disponíveis para contratação variam de acordo com a seguradora, por isso recomendamos que verifique junto do seu corretor de seguros. 

Enfim, neste momento, será necessário que o requerente apresente alguns documentos solicitados pela seguradora, como: 

  • Cópia da certidão de óbito; 
  • Comprovante de despesas em nome do requerente;
  • Cópia do CPF e RG do requerente.

O procedimento, assim como os documentos, podem variar de acordo com a seguradora contratada, confirme com seu corretor de seguros.

Veja mais:

  • Tabela de seguro de vida
  • Seguro de vida em Brasília

Entenda mais sobre o Seguro de Vida

O Seguro de Vida é uma modalidade de seguro que traz muitos benefícios, como por exemplo a cobertura de auxílio funeral.

Contudo, o seguro não é acionável apenas em caso de falecimentos. Suas coberturas principais podem ser utilizadas em vida pelo próprio segurado, como, por exemplo:

  • Invalidez permanente por acidente;
  • Invalidez permanente funcional por doença;
  • Doenças graves;
  • Transplante de órgãos;
  • Reembolso de gastos médicos, hospitalares e odontológicos;
  • dentre outros. 

Além dessas, há muitas outras que vão amparar financeiramente a família e o segurado, mas para saber quais coberturas estão disponíveis para contratação da sua apólice de seguro, converse com seu corretor.

Então, se deseja fornecer segurança e tranquilidade para sua família, realize uma cotação de seguro de vida com nossos corretores e contrate sua apólice. Selecione quais coberturas você deseja incluir, o tipo de apólice que deseja contratar e conte com um atendimento 100% consultivo da Executiva Corretora. 

Nossa equipe entrará em contato para esclarecer quaisquer dúvidas e oferecer coberturas adicionais disponíveis para o seu seguro.

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