Você já ouviu falar sobre seguro de vida? E seguro de vida para funcionários?
Quando estamos procurando emprego, existem tópicos que chamam atenção na hora de se candidatar para a vaga, um desses tópicos se refere aos benefícios que a empresa oferece, dentre eles, o seguro de vida para o funcionário.
O que já podemos ver de imediato é que este benefício acaba sendo algo positivo para os dois lados, ou seja, para a empresa e para o funcionário.
De primeira, falar sobre seguro de vida, pode até assustar quem não entende muito bem sobre o funcionamento deste produto e qual o objetivo desse benefício. Por isso mesmo que vamos te contar e esclarecer o máximo possível.
Do início, o que é o seguro de vida?
Existem muitas modalidades de seguro de vida, como o seguro de vida individual, empresarial ou seguro de vida que visa proteção familiar.
O seguro de vida empresarial, nada mais é do que uma contratação feita por empresas para proteção dos seus funcionários. Para algumas categorias profissionais, inclusive, a contratação de seguro de vida está prevista na Convenção Coletiva. Neste contrato, a Seguradora fará o repasse de indenizações para os beneficiários estipulados na apólice, sempre respeitando as condições contratuais.
Como funciona o seguro de vida para funcionários e quem pode contratar?
No seguro de vida para funcionários algumas informações precisam ser avaliadas. Por exemplo, como já mencionado acima, caso a categoria possua Convenção Coletiva e nela esteja prevista a contratação de apólice de Seguro de Vida, a própria convenção já aponta as coberturas e capitais que devem ser contratados. Além disso, para realizar a contratação, é necessário ser considerado o risco do ramo de atividade no qual a empresa atua e as atividades que os funcionários desempenham.
Os limites mínimo e máximo de vidas que podem ser incluídas nas apólices, são definidos pelas seguradoras, havendo uma boa flexibilização para atender empresas de variados tamanhos.
Os limites mínimo e máximo de idade e vidas que podem ser incluídas no contrato de seguro de vida empresarial, costumam variar em relação ao plano escolhido para contratação e variam, também, de seguradora para seguradora. O mais indicado é se informar diretamente com um corretor de seguros.
Vale ressaltar que essa é uma opção de seguro que permite algumas personalizações, salvo as coberturas obrigatórias – como Morte, por exemplo. Para algumas opções de Seguro de Vida empresarial, a empresa pode incluir benefícios, como cobertura para familiares do funcionário, por exemplo.
Para o pagamento desse seguro,, existem possíveis formas:
- Contributário: os funcionários são responsáveis pelo pagamento de parte do seguro ou na sua totalidade ;
- Não contributário: a empresa é 100% responsável pelo pagamento;
De qualquer maneira, independentemente de qual modalidade e forma de pagamento, a empresa é sempre a responsável pela contratação, enquanto os colaboradores serão os segurados da apólice.
O plano de seguro de vida para funcionários pode ser contratado por inúmeros tipos de empresa e segmentos. O melhor é consultar um corretor para confirmar se há aceitação para um segmento específico.Principais coberturas do seguro de vida para funcionários
O Seguro de Vida empresarial pode ser, como já mencionado, ampliado e fornecer proteção aos colaboradores e seus familiares. Entre as coberturas mais comuns, além de morte, estão:
- Assistência ou auxílio funeral;
- Invalidez total ou parcial por doença;
- Invalidez total ou parcial por acidente;
- Seguro de vida prestamista;
- Coberturas adicionais.
Seguro de vida para funcionários: quais profissões são obrigatórias?
Mesmo sendo um benefício de atração para muitos profissionais, ainda não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a oferecerem o seguro de vida para seus funcionários, mas existem algumas categorias profissionais nas quais são obrigadas a oferecer por conta de regras sindicais e convenções coletivas.
As categorias profissionais nas quais o seguro de vida para funcionário é obrigatório são:
- Construção civil;
- Bares e restaurantes;
- Condomínios;
- Setor de hotelaria;
- Postos de combustíveis;
- Prestadores de serviço;
- Padarias;
- Despachantes;
- Indústrias têxteis;
- Comércio varejista de alimentos;
- Indústrias de panificação e confeitaria, etc.
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Vantagens de um seguro de vida para funcionários
Como falamos lá no começo, o seguro de vida para funcionários é benéfico para os dois lados.
A vantagem mais direta que podemos perceber é a sensação que o trabalhador tem de estar sendo valorizado pela empresa e de possuir uma segurança maior e, com isso, há um aumento de produtividade na empresa por sentir confiança no seu local de trabalho.
Além disso, existem outras séries de possíveis benefícios, como:
- Aumento da fidelidade do trabalhador à empresa;
- Motivação para os colaboradores, já que eles e seus familiares estão amparados;
- Diminuição do índice de rotatividade de funcionários;
- Diferencial competitivo para a empresa frente à outras concorrentes do mercado;
- – Vantagens fiscais para a empresa no pagamento de Imposto de Renda.
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Escolher um seguro de vida para seus funcionários pode não ser uma tarefa fácil, pois há muitos detalhes e são necessárias análises para achar o plano que melhor se encaixa, mas vale a pena.
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