Ter um carro é o sonho de muita gente, mas pode surgir aquele medo de acontecer algo e não conseguir arcar com o preço. Por isso, existe o seguro auto, que garante cobertura para diversas circunstâncias.
Dependendo do modelo e ano de fabricação, o prêmio mensal do seguro pode variar, mas existem maneiras de economizar e, ainda assim, garantir segurança.
Confira 5 dicas para economizar na contratação do seguro auto.
Seguro auto: como economizar?
O seguro auto é contratado com a finalidade de gerar segurança caso aconteça qualquer arranhão, roubo, amassado, furto ou problema mecânico com o veículo, situações cobertas na sua apólice de Seguro Auto. Cada seguradora com opção de seguro auto possui as suas cláusulas e condições, por isso, é importante checá-las antes da contratação.
Caso haja ocorrência de um sinistro (evento coberto pelo seguro), a seguradora deve ser acionada. O valor do seguro é definido de acordo com vários critérios, sendo alguns deles: modelo do carro, local de residência do segurado, perfil/idade do motorista principal ou contratante, etc. E, para ter direito às coberturas do seguro, o segurado paga um valor mensal, denominado prêmio.
Há meios de conseguir economizar na contratação do seguro auto:
Entender a necessidade
Com a decisão tomada, é o momento de entender quais coberturas fazem mais sentido. Existem inúmeras coberturas que podem compor a apólice, mas dependendo do perfil do contratante, estilo de vida e uso do carro, nem todas fazem sentido. Por isso, verificar as que mais atendem a necessidade é uma maneira de ajudar a economizar.
Fazer pesquisa de preço
Fazer uma pesquisa de preço com orçamentos de diferentes seguradoras é muito importante. Se fechar com a primeira que encontrar, poderá pagar mais caro. É necessário analisar com calma, pedir cotações de seguro auto e analisar bem as vantagens oferecidas, o preço e qual está mais alinhada com a necessidade do momento. Comparar as opções de seguro auto pode trazer uma boa economia para o bolso do segurado.
Optar por uma boa seguradora
Procurar por opções mais baratas é bom, mas também é preciso considerar a reputação da seguradora. Nem sempre, optar pelo mais barato é o melhor caminho, pois o barato pode sair caro se não tiver assistência e atendimento quando precisar.
Preencher o formulário com atenção
Para determinar o valor do seguro, é comum que as seguradoras peçam para o cliente preencher um formulário onde são solicitados dados como média de quilometragem por mês, qual a finalidade de uso do veículo, se possui garagem em casa, etc. Pode acontecer de, por inúmeros motivos, a pessoa não dar muita atenção sobre a exatidão desses dados e isso pode afetar o preço final.
Refletir sobre a franquia
Muitas pessoas não sabem o que é franquia reduzida seguro auto e a falta de conhecimento nessa área pode levar a pagar mais caro.
A franquia é o valor que o segurado precisa pagar caso ocorra algum dos sinistros cobertos na apólice. Quanto mais alto for esse valor, menores são as parcelas do seguro.
Cabe ao segurado refletir e entender qual a melhor opção. Pagar mais no seguro e, em caso de sinistro, gastar um valor menor ou pagar menos, mas caso aconteça alguma coisa, ter que desembolsar um valor maior. Talvez buscar o equilíbrio entre ambos seja um caminho mais viável.
Como funciona seguro de auto contra terceiros?
O seguro auto com cobertura para terceiros se refere a indenização que o seguro paga para cobrir danos que o segurado cause em um carro ou em outras pessoas. Para que essa cobertura seja válida, é preciso que esteja englobada na apólice.
Caso o segurado tenha essa cobertura e ocorra o sinistro, é preciso entrar em contato com a seguradora para dar seguimento ao acionamento.
O seguro auto para terceiros está dividido em duas categorias: danos materiais, danos morais e danos corporais.
Danos materiais
É possível que as pessoas se perguntem ‘o que é danos materiais do seguro auto?’. Essa categoria do seguro auto cobre os valores dos danos materiais causados a terceiros. Por exemplo, pode cobrir pintura, troca de porta, etc. E, caso o segurado bata em uma residência, pode entrar como danos materiais.*
*Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação.
Danos corporais
Os danos corporais incluem despesas por morte, invalidez, despesas médicas e hospitalares, e perda da capacidade de trabalhar.*
Os valores gastos por conta do acidente são reembolsados pela seguradora.*
*Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação.
Danos morais
Provavelmente, alguém já se perguntou ‘o que é danos morais do seguro auto?’. Essa cobertura garante cobertura a indenizações de processos por danos morais, caso o segurado insulte a pessoa depois de um acidente.*
Se o acidente provocar invalidez ou deformação, a cobertura por danos morais paga indenizações e gastos judiciais.*
Leia mais:
O que é cobertura compreensiva no seguro auto?
A cobertura compreensiva é a modalidade que permite que o segurado contrate várias coberturas de uma forma mais simplificada.
No começo, os seguros de automóveis eram específicos, determinando um seguro para batida ou mesmo seguro para capotagem. Então, caso o segurado quisesse contratar várias coberturas, precisavam fazer muitos documentos, o que não era nada prático.
A cobertura compreensiva foi criada para oferecer coberturas para os sinistros mais comuns como colisões, batidas, roubo, etc.
Como solicitar cotação seguro auto?
É possível solicitar uma cotação seguro auto online diretamente pelos sites das corretoras. Muitas oferecem formulários para serem preenchidos e, então, a pessoa recebe as cotações em seu e-mail ou por outra forma de contato escolhida.
Cotação de seguro auto online com a Executiva Seguros
Buscando por cotação, seguro auto mais barato e benefícios? A Executiva Seguros possui diversas opções que cabem no bolso de cada cliente.
Entre em contato com um dos corretores e solicite mais informações a respeito de planos, valores e esteja seguro para curtir o seu carro!