fbpx

Seguro de Vida e Pandemia: entenda o papel das seguradoras

Seguro de Vida e Pandemia: entenda o papel das seguradoras

O seguro de vida passou a ser um ponto de apoio se segurança para muitas famílias com o advento da pandemia da Covid-19.

O seguro de vida passou a ser um ponto de apoio se segurança para muitas famílias com o advento da pandemia da Covid-19. Veja nesse post como os prejuízos provocados pelo novo coronavírus podem ser minimizados com a contratação de um Seguro de Vida. 

Seguro de vida cobre a pandemia?

A repercussão é mundial: milhares de mortes, isolamento social, pessoas perdendo o emprego e empresas quebrando devido à pandemia provocada pela Covid-19. Esse quadro inspira muita insegurança nas pessoas, por isso, muitas têm recorrido à adesão de um Seguro de Vida.

No Brasil, o primeiro caso foi constatado no final de Fevereiro, depois que alguns países já apresentavam um panorama bastante triste, relacionado a um grande número de mortos e retração da economia. 

Cenas que começaram na China e passaram rapidamente para a Europa foram a motivação para um aumento de 136% nas vendas das apólices em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados publicados no site da Fenacor (Federação Nacional de Corretores de Seguros Privados e de Resseguros).

Muitos desses segurados desconheciam que a extensão de cobertura e pagamento de indenização em casos de óbitos decorrente do Covid-19 é recente, tendo sido incorporada nos riscos cobertos das seguradoras após o início da pandemia. 

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é a autarquia responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil. Partiu, também, dela o endosso de que as seguradoras deveriam assumir pagamentos de sinistros para óbitos decorrentes da Covid-19.

Cenário inédito inspira ampliação de benefícios

De acordo com determinação da SUSEP,  casos de pandemias eram enquadrados como “riscos excluídos” do Seguro de Vida. Uma das justificativas é que a grande incidência de segurados reivindicando seus prêmios em um curto espaço de tempo poderia comprometer a sustentabilidade das empresas seguradoras. 

Apesar da permissibilidade das cláusulas de exclusão, o que tem sido visto no mundo é um fato inédito, e isso estimulou um movimento da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) para que a cláusula de exclusão no caso de pandemias fosse  ignorada e que houvesse cobertura no caso das mortes provocadas pela Covid-19.

Esse movimento tem sido inspirado pela situação de grande incerteza, que também apresenta uma possibilidade real de contágio para todos e faz com que chefes de família tenham uma grande necessidade de que os seus entes queridos sejam amparados em caso de serem acometidos pela doença.

Direito dos usuários

Então, após muita análise das seguradoras, foi decidido que a indenização por morte devido à Covid-19 passou a ser direito dos usuários, tanto para seguros individuais como para as apólices em grupo. O valor da indenização é sempre o estipulado no contrato. Os usuários também podem contar com a cobertura adicional de assistência funeral. 

Além disso, as pessoas que já tinham seguro de vida antes da pandemia não precisam esperar por carências para receber a indenização por morte.

A Seguradora Bradesco, por exemplo, informou oficialmente que vai realizar o pagamento da indenização da cobertura por morte em Seguros de Vida, para os casos confirmados de COVID-19.

Esta decisão abrange os contratos vigentes e não implica na alteração das demais cláusulas e condições contratuais, que ficam mantidas integralmente para todos os efeitos.

Seguro de vida e pandemia: visão da Executiva

A Executiva Corretora de Seguros, sempre em conformidade com as diretrizes da SUSEP,  tem realizado  iniciativas no sentido de atender às necessidades de amparo das pessoas nesse momento. Esse suporte é fundamental para as pessoas que perderam seus entes queridos não tenham que se preocupar também com as questões financeiras nesse momento delicado.

Hoje mais que nunca queremos possibilitar que os nossos segurados tenham tranquilidade e bem-estar para enfrentar essa situação sem precedentes.

Teremos o maior prazer em responder todas as dúvidas dos nossos futuros clientes em relação à Seguro de Vida e Pandemia para que tenham total conhecimento sobre os seus direitos, amparados pelo Seguro de Vida.

Leia também: Seguro de Vida: como funciona? 

Entenda mais nesse vídeo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *