A necessidade de deixar a família amparada em um caso de morte ou perda da capacidade produtiva do(a) principal provedor(a) financeiro, é o que faz muitas pessoas começarem a se questionar sobre como fazer um Seguro de Vida.
Veja nesse post, o que é Seguro de Vida e quais passos devem ser cumpridos por quem está pensando em contratar uma apólice.
Por que você deve fazer um seguro de vida?
O Seguro de Vida é um produto que pode ser contratado em uma seguradora para garantir uma indenização em caso de morte e servirá para garantir amparo financeiro aos entes queridos do contratante.
Mas há também coberturas de Seguros de Vida que podem incluir benefícios a serem usados pelo(a) próprio(a) contratante, como no caso de uma invalidez por acidente ou no caso de doenças graves, podendo resultar na perda da sua capacidade produtiva. Tais coberturas irão proporcionar a manutenção dos padrões de vida do segurado e dos familiares.
O(A) responsável financeiro da família sabe como é preocupante a possibilidade de uma tragédia, como a própria morte, por doenças ou acidentes, e deixar os entes queridos em situação difícil tanto do ponto de vida emocional como do financeiro.
No caso da perda do responsável pelo sustento da família, uma assistência funeral, por exemplo, poderá proporcionar grande alívio para os beneficiários, tendo em vista que essa é uma despesa alta e que surge de um momento para o outro.
Especialmente porque a indenização do Seguro de Vida não é considerada herança nem entrará no inventário e poderá ser liberado rapidamente.
Análise do processo
Conforme determinação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o prazo para análise do processo é de 30 (trinta) dias corridos a partir da entrega de todos os documentos básicos.
No caso de solicitação de documentação e/ou informação complementar, o prazo será suspenso, voltando a correr a partir do dia útil subsequente àquele em que forem completamente atendidos).
Além de que a indenização está isenta da taxa do ITD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis).
Outro diferencial é que uma boa contratação de um Seguro de Vida proporcionará melhor benefício aos beneficiários do que altos investimentos, como, por exemplo, em bens imóveis, ou demais bens, que acabam por gerar custos, despesas de manutenção e alta tributação no processo de alteração do título de propriedade.
O brasileiro está começando a entender a importância de adquirir uma apólice de Seguro de Vida, tendo em vista que o setor vem apresentando grande crescimento de uns anos para cá. No Brasil, a cultura é muito mais voltada para que a pessoa tenha um seguro de automóvel do que de vida, porém, nos Estados Unidos, de cada 5 pessoas, 3 aderem ao Seguro de Vida.
As empresas seguradoras estão também sempre buscando inovações para atender melhor os seus seguros, o que é possível comprovar com o tema Seguro de Vida e Pandemia. Situações de pandemia ou guerras eram cláusulas de exclusão nos contratos, porém, com o cenário mundial inédito, as seguradoras passaram a estender a cobertura de indenização por morte para as apólices de quem perdeu o responsável financeiro devido ao coronavírus.
Como fazer um seguro de vida para outra pessoa ou para si?
Quando o contratante chega no ponto de começar a querer saber “Como faço para fazer um Seguro de Vida?”, a primeira iniciativa será realizar uma pesquisa profunda com uma Corretora de Seguros, como a Executiva Corretora de Seguros que conta com mais de 40 anos de tradição e experiência no mercado segurador nacional. Por meio de consultoria, são apresentadas as opções de contratação mais adequadas para cada perfil. São várias as opções de coberturas disponíveis no mercado segurador nacional.
Conheça algumas coberturas:
- Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA);
- Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD);
- Doenças Graves (DG);
- Diárias de Incapacidade Temporária (DIT);
- Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO);
- Diárias por Internação Hospitalar (DIH);
- Morte Qualquer Causa;
- Morte Acidental.
É preciso definir o valor da indenização do Seguro de Vida, tendo como base a necessidade de manutenção dos herdeiros, que pode variar em função da faixa etária, grau de escolaridade, grau de endividamento da família, etc.
É preciso muita atenção para não excluir alguma cobertura importante por falta de conhecimento. Para o Seguro de Vida, preços serão calculados a partir das coberturas escolhidas, mas também são levados em consideração características individuais de cada contratante.
Outros passos da contratação
Então, o contratante vai precisar calcular o capital segurado, determinar quem serão os beneficiários, ler integralmente a proposta e ficar atento com algumas cláusulas da apólice antes da assinatura como:
– Carência da apólice;
– Riscos excluídos (como os citados acima de guerras e epidemias);
– Abrangência da cobertura em termos geográficos;
– Valores máximo do capital segurado e no caso da ocorrência do sinistro, além da disponibilidade do produto, em casos de apólices específicas.
Outro ponto importante é avaliar a reputação da empresa seguradora para ter as devidas garantias de que nada de errado vai ocorrer quando os beneficiários forem pleitear a indenização.
Para contratar uma apólice, a idade mínima exigida é 14 anos, e a máxima pode variar de seguradora para seguradora, em geral, é 65 anos, podendo chegar a 70 anos em algumas coberturas.
Como pleitear a indenização na ocorrência de um sinistro com o contratante?
Quando é contratado um Seguro de Vida, todos os beneficiários devem ser informados e a documentação deve ser guardada em um local seguro e de fácil acesso, especialmente porque no momento de grande estresse emocional essa organização vai facilitar para quem for responsável por pleitear a indenização do seguro.
Quando ocorrer o sinistro com o contratante, os beneficiários deverão entrar em contato com o seu Corretor de Seguros, que vai solicitar uma documentação a ser encaminhada para a seguradora e analisada para aprovação. Só a partir dessa aprovação será liberado o valor da indenização.
Seguro de vida: a visão da Executiva
A Executiva Corretora de Seguros está sempre disponível a atender, de forma 100% consultiva, às necessidades de garantia de proteção financeira para seus beneficiários.
Seja para uma apólice individual ou coletiva, como nos caso das empresas, estaremos à disposição para dar as melhores explicações sobre como como se contrata um Seguro de Vida e atender às expectativas dos clientes.
Se você tem quaisquer dúvidas, estamos à inteira disposição para elucidá-las e garantir o bem-estar dos nossos segurados para enfrentar qualquer situação.