fbpx

Vantagens do valor de capital morte

Vantagens do valor de capital morte

No momento que ocorre uma fatalidade com o responsável financeiro de uma família, a importância do capital morte do Seguro de Vida é fundamental.

No momento que ocorre uma fatalidade com o responsável financeiro de uma família, a importância do capital morte do Seguro de Vida é fundamental para proporcionar um pouco de tranquilidade para os beneficiários.

A indenização do Seguro de Vida é rápida e pode ajudar a resolver vários custos que surgem a partir de um falecimento. Veja nesse post.

O que é Seguro de Vida?

O Seguro de Vida é um produto que pode ser contratado em uma corretora de seguros para garantir uma indenização em caso de morte do segurado e servirá para garantir amparo financeiro aos seus entes queridos.

As apólices de Seguro de Vida podem ser consideradas únicas no que se referem aos benefícios e objetivo de segurança financeira em caso de morte natural, acidental ou devido às doenças graves.

 Em boa parte dos casos, essa fatalidade é inesperada e pode colocar a família ou dependentes de modo geral em uma situação bastante difícil porque,  além das despesas normais de uma família, despesas tais como funeral, inventários, despesas com advogados, hipotecas, despesas com as faculdades dos filhos e outras surgem, num momento em que as receitas tendem a diminuir com a partida do responsável financeiro.

Mas para quem é indicado um Seguro de Vida? Pais com filhos pequenos, pais com filhos com necessidades especiais, pais idosos que querem deixar os filhos adultos mais amparados no caso de sua morte, aposentados, casados, empresas com colaboradores, jovens adultos que querem beneficiar os pais, ou seja, são diversas pessoas que podem obter todos os benefícios do Seguro de Vida.

Quais as vantagens do Seguro de Vida em caso de morte?

O Seguro de Vida acaba sendo muito mais vantajoso do que investir em outros tipos de bens que possam ser definidos como herança, por exemplo, a compra de bens imóveis que dependeria de uma venda para proporcionar o capital.

Ao contrário de muitos outros tipos de investimento, a indenização do Seguro de Vida é transferida aos beneficiários em um período muito mais rápido.

Conforme determinação da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), o prazo para análise do processo é de 30 (trinta) dias corridos a partir da entrega de todos os documentos que são solicitados para a abertura do processo de sinistro.

Além disso, o capital morte do Seguro de Vida tem também isenção fiscal porque não é listado como herança ou inventário, segundo o disposto do artigo 479 do Código Civil.

A própria indenização pode ajudar, inclusive, a cobrir as despesas do inventário que deverá ser realizado após a morte, para a divisão dos bens entre os herdeiros.  Muitas vezes, essa despesa é bem alta. Há inúmeros casos de famílias que não tinham o valor necessário para o inventário e tiveram que vender carros ou propriedades para arcar com esses custos.

Além disso, o valor da indenização também está isento de execuções hipotecárias. Portanto, é uma forma bastante segura de preservar o patrimônio familiar caso os segurados não tenham outra renda para se manter.

Além de que a indenização está isenta da taxa do ITD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis).

Despesa mensal baixa

O Seguro de Vida também permite um bom planejamento financeiro familiar porque o valor do prêmio mensal da apólice a ser pago pode ser bastante acessível.

 Por isso, é importante pensar em quais coberturas necessita e fazer um cálculo cuidadoso para definir o valor total da indenização antes de assinar a apólice de Seguro de Vida, para que essa despesa não impacte no orçamento mensal.

 Para isso, o segurado precisa projetar se o capital morte que está contratando será o suficiente para auxiliar na reorganização familiar, suprir as despesas e manter os padrões de vida de seus beneficiários/familiares após seu falecimento. É importante ter como base a necessidade dos beneficiários/familiares em função de grau de escolaridade, faixa etária, grau de endividamento da família, etc.

 Uma forma pela qual o segurado pode contabilizar e projetar qual seria o capital morte ideal para o seu Seguro de vida seria calculando quais são as despesas atuais de sua casa, despesas essas que devem ser cobertas caso o falecimento acontecesse logo. 

Direitos

Em caso de morte do titular, os beneficiários terão direito integral à indenização se os prêmios forem sendo pagos em dia. Quase todos os planos de Seguros de Vida, de acordo com normas das seguradoras, exigem que os pagamentos do Seguro de Vida estejam em dia para que o segurado tenha cobertura. No caso de mais de 3 meses de inadimplência, o seguro é cancelado automaticamente. 

 Mas é importante que o contratante informe a existência da apólice aos seus familiares e a deixe em local acessível para que os beneficiários possam receber o capital morte com mais tranquilidade. Alguns tipo de seguro possuem também Assistência Funeral, que se acionada no falecimento do titular, tomará as providências necessárias e custeio das despesas com velório e funeral, até o limite do valor estabelecido na contratação do seguro.

A visão da Executiva

Nos momentos difíceis da vida, o mais importante para nós da Executiva Corretora de Seguros é dar a certeza que os beneficiários das apólices contratadas poderão contar com o amparo financeiro proporcionado pela indenização paga pela Seguradora.

Estamos sempre atentos, inclusive, às tendências do mercado de seguros, como nas variações que ocorreram com Seguro de Vida e Pandemia.

Se você quer saber mais sobre o capital morte do Seguro de Vida em Grupo, Individual ou Empresarial, estamos prontos para proporcionar um serviço 100% consultivo na contratação da sua apólice.

Leia também: Como fazer um Seguro de Vida

Entenda mais sobre Seguro de Vida e pandemia com esse vídeo abaixo:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *