Com uma boa parte da população vacinada, as fronteiras já estão abertas para alguns países e os brasileiros estão voltando a viajar para o exterior. Porém, mesmo que a situação já esteja melhor, a pandemia ainda não acabou e cada país tem suas regras, como, por exemplo, fazer o teste de Covid para viagem internacional.
Separamos neste texto todas as informações necessárias para conhecimento de quem vai sair do país durante a pandemia. Confira!
Teste de Covid para viagem internacional: é obrigatório?
A pandemia mudou o modo como agimos no dia a dia e fazemos a maioria das atividades. O que antes era algo simples, como ir a shows lotados, sair com os amigos para um barzinho ou fazer uma viagem, que não gerava nenhum pensamento negativo, hoje nos leva a pensar duas vezes, por medo de contrair o vírus.
Mas, com a vacinação já bastante avançada em boa parte do mundo, essas opções de lazer estão voltando às agendas das pessoas, o que inclui as viagens internacionais.
Uma viagem internacional exige uma enorme preparação para que seja o mais proveitosa possível. Por isso, é preciso ficar atento às exigências do país de destino, para que não haja nenhum problema no momento do seu embarque ou chegada no destino. Colocar esse ponto na check list viagem ajuda a planejar melhor o seu passeio.
Cada país tem as próprias regras
As fronteiras estão sendo abertas aos poucos e, como mencionado anteriormente, cada país faz as suas próprias regras para controlar a entrada de viajantes.
Para a maioria dos países que estão com fronteiras abertas para brasileiros, o teste de Covid para viagem internacional é uma exigência. Existem alguns tipos diferentes de testes, mas a exigência dos países se divide entre o RT-PCR e de antígeno.
Além da exigência do teste, também é estipulado o limite de tempo em que deve ser feito. Há países que exigem testes realizados até 24 horas antes do embarque, outros aceitam 48 horas ou 72 horas antes..
Em alguns países, caso o viajante esteja com a vacinação completa há pelo menos 14 dias, não precisa realizar o teste, basta apresentar o certificado de vacinação. Já outros exigem a vacinação completa, o teste para embarcar, outro teste depois de alguns dias após a chegada ao destino e outro teste para embarcar de volta para casa.
Como cada país tem a sua regra, o melhor é que cada viajante cheque as regras do seu país de destino, assim poderá saber sobre exigências de teste de Covid para viagem internacional, se a vacina que tomou é aceita no país e quais as providências precisam ser tomadas para que a sua entrada seja permitida.
Exames de Covid: quais as diferenças entre eles?
Existem diferentes tipos de teste para detecção do coronavírus e cada um deles tem uma finalidade. Por isso, é importante entender as distinções, para saber qual o teste certo em determinada situação.
Os dois testes de Covid para viagem internacional mais comuns são o RT-PCR e o de antígeno. Entenda mais sobre ambos:
RT-PCR
É o teste considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. O teste RT-PCR identifica o vírus no material colhido do paciente e confirma que ele contraiu o vírus. Deve ser feito na primeira semana de sintomas, que é quando a pessoa ainda está com uma grande quantidade de vírus no corpo.
O teste é realizado com análise das amostras da secreção respiratória, que são coletadas no nariz por meio do swab (um equipamento parecido com um cotonete, que tem como finalidade coletar amostras de materiais para testes microbiológicos).
O prazo para sair o resultado do exame RT-PCR é de 1 dia.
Antígeno
Assim como o RT-PCR, o teste de antígeno é feito com amostras coletadas com swab. É indicado para quem está com sintomas da Covid-19, assintomáticos que tiveram contato com alguém que testou positivo e para aqueles que vão viajar ao exterior. Deve ser feito, preferencialmente, até 7 dias após o início dos sintomas.
O resultado do teste de antígeno sai no mesmo dia da sua realização.
Além dos dois testes mais comuns, alguns outros existem. Entenda mais sobre:
Sorológico
Diferente dos outros, esse teste detecta se a pessoa já teve contato com o vírus ou já teve a doença de forma assintomática. Isso porque o teste sorológico não detecta o vírus, mas a presença de anticorpos.
É realizado com a coleta de sangue do paciente e o prazo costuma ser de 2 a 3 dias.
Testes rápidos
Os resultados dos testes rápidos saem em apenas alguns minutos. São feitos com poucas gotas de sangue, geralmente coletadas a partir de uma pequena punção na ponta do dedo. A detecção acontece por meio da alteração de cor quando o sangue entra em contato com o material reagente.
Por conta do modo como são feitos e a rapidez do resultado, os testes rápidos não são os mais confiáveis e a taxa de falsos negativos é alta.
Vai viajar na pandemia? Conte com a Executiva Seguros
O seguro viagem com coberturas para saúde sempre foi muito recomendado para quem viaja para fora do país. Muito mais do que oferecer cobertura para atendimento médico, o Seguro Viagem também presta suporte em relação a qualquer imprevisto coberto na sua apólice que aconteça durante a viagem.
Em tempos de pandemia, a necessidade de um seguro saúde para viajar é ainda maior. As seguradoras incluíram coberturas relacionadas à Covid-19 nos seguros, portanto, se for viajar, é recomendado a contratação, visto que o contágio dessa doença é alto.
Entre em contato com um dos consultores da Executiva Seguros e confira qual é o melhor seguro viagem para você!