Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a indenização do seguro residencial, desde o que é até como funciona.
É importante ter conhecimento sobre essa área para tomar a decisão de contratar um seguro e para saber os seus direitos no momento que precisar acioná-lo.
Confira o texto abaixo para se informar mais sobre a ação de indenização do seguro residencial e suas particularidades.
Indenização do seguro residencial: quando a pessoa tem direito de receber?
O segurado tem direito a indenização do seguro residencial quando ocorre o sinistro de algum dos eventos cobertos na apólice. O seguro residencial pode cobrir explosões, queda de raio, incêndio, etc. Tudo depende das opções disponibilizadas pela seguradora e das coberturas que o segurado deseja adicionar ao seguro.
Como solicitar a indenização de seguro residencial?
A solicitação deve ser feita no menor tempo possível após a ocorrência do sinistro, que nada mais é do que o acontecimento de eventos cobertos por uma apólice seguro.
Comunicando a corretora de seguros e a seguradora, o segurado será orientado sobre os procedimentos que deverá tomar em seguida, como apresentação de documentos comprobatórios, por exemplo.
Essas informações, bem como condições gerais, também devem estar detalhadas na apólice de seguro,garantindo segurança para as partes envolvidas nessa contratação.
É provável que ocorram perícias técnicas para gerar um laudo comprovando o sinistro e que o segurado tenha que apresentar alguns orçamentos para a seguradora.
O valor que o segurado irá receber da seguradora é limitado ao que foi estipulado em contrato. Portanto, mesmo que o prejuízo seja de R$ 20 mil, se o limite de indenização for de R$ 15 mil, esse será o valor pago.
O que é o seguro residencial?
Depois de entender mais sobre a indenização do seguro residencial, muitas pessoas podem querer mais informações sobre o que é esse seguro.
O seguro residencial vem se tornando bastante popular, pois garante tranquilidade ao segurado, em caso de eventos cobertos na apólice que resultem em danos materiais.
Tem por objetivo fornecer proteção para o patrimônio do segurado, tanto do imóvel, quanto dos bens que se encontram no interior da residência. Além de todas as coberturas, também oferece vários benefícios para o segurado e sua casa, como serviços de reparos domésticos, por exemplo.*
Dentro das coberturas do seguro residencial, também é possível incluir cobertura para negócios em casa, cobertura voltada para as pessoas que trabalham em home office. Com esse adicional, a pessoa fica com seu ambiente e instrumentos de trabalho protegidos.*
A pandemia impulsionou a busca pelo seguro residencial. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2020, essa categoria de seguros cresceu quase 4% em relação a 2019 e a tendência é crescer ainda mais.
*Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação.
Quais os principais sinistros que acarretam na indenização do seguro residencial?
No geral, as principais coberturas – podendo ser básicas ou adicionais – de um seguro residencial que levam a indenização são:
- Seguro incêndio residencial – cobertura básica muito comum;*
- Danos elétricos: em caso de curto-circuito, por exemplo;*
- Roubo ou furto;*
- Desastres naturais: vendaval, chuva, tornado, entre outros;*
- Queda de aeronaves: comum em locais próximos a aeroportos ou impacto de veículo;*
- Responsabilidade civil: se você tem ajuda doméstica em sua casa, por exemplo, e quer proteger o seu funcionário;*
- Desmoronamento.*
*Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação.
É possível contratar essas coberturas para a residência atual do segurado, chamada de habitual, ou para aquela casa na praia ou no campo que fica vazia por um tempo.
Leia mais:
Conte com a Executiva para proteger a sua casa
Depois de entender mais sobre a indenização do seguro residencial e a importância desse seguro, é o momento de solicitar algumas cotações.
Entre em contato com a Executiva Seguros e solicite mais informações para um dos corretores!