Com o Seguro Fiança da Executiva Corretora de Seguros, o locador tem mais segurança para alugar seu imóvel, e, por sua vez, o locatário tem ao seu alcance mais facilidades para concluir este processo.
Para ambos os lados, a locação se torna mais tranquila, rápida e menos burocrática.
Entenda melhor como funciona o seguro fiança, o que é e por que você deve contratá-lo.
O que é seguro fiança?
É uma garantia em relação ao pagamento do aluguel para o locador, assim como o fiador ou o caução. Contudo, o seguro fiança locatícia tem o propósito de substituir estas outras modalidades de garantia, que não são tão práticas para o locatário.
Dessa forma, o inquilino consegue alugar um imóvel, sem ter que procurar por uma pessoa para ser seu fiador ou ter que pagar uma quantia significativa de uma única vez, situações que podem atrapalhar as conquistas de vida e o planejamento financeiro.
Veja mais sobre:
Seguro fiança: como funciona?
É o locatário que deve contratar o seguro fiança, que deve estar descrito no contrato de locação. Após assinar o contrato, ele deve pagar uma mensalidade, mas não para a imobiliária, e sim para o locador.
Afinal, o seguro é uma forma de indenizar o proprietário do imóvel, caso ocorra qualquer imprevisto com o inquilino que o impeça de cumprir com suas responsabilidades, por exemplo, em situações de desemprego.
A indenização cobre o valor do aluguel, assim como o condomínio e o IPTU. Alguns seguros também podem oferecer outras coberturas, como despesas com água, luz, gás e até danos físicos ao imóvel, de acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados).
No entanto, você deve verificar com seu corretor de seguros sobre essas possibilidades para sua apólice.
Então, em casos de inadimplência, é a imobiliária que deve acionar a seguradora, para que realize os devidos pagamentos. Contudo, o inquilino ainda tem a obrigação de cumprir com seus deveres, mesmo que o seguro fiança esteja em dia. Isto é, ele deve reembolsar a seguradora pelas despesas.
É válido lembrar que a indenização somente ocorrer para as coberturas descritas na apólice do seguro, que podem ser básicas ou adicionais:
- Cobertura básica: multas moratórias, pagamento do aluguel, encargos referentes ao despejo do locatário e custos com processos judiciais e honorários de advogados;
- Cobertura adicional: pagamento do condomínio, IPTU, água, luz, gás canalizado, danos físicos ao imóvel, pinturas no imóvel e multa de rescisão do contrato de locação.
Lembre-se de consultar seu corretor de seguros para verificar as condições de contratação desses tipos de cobertura para sua apólice de seguro fiança.
Como funciona o seguro fiança em relação ao contrato de locação?
A apólice do seguro fiança tem vigência equivalente ao do contrato de locação
Caso o contrato do aluguel seja cancelado antes do término previsto, o valor do seguro fiança é devolvido para o responsável pelo seu pagamento, ou seja, o locatário, desde que o imóvel não tenha sofrido danos. A devolução do prêmio também ocorre após a vigência da locação descrita no contrato.
E quando o contrato do aluguel é prorrogado? A seguradora irá realizar uma análise de risco para verificar a necessidade de renovação da apólice do seguro fiança, pelo tempo que for estipulado entre segurado (proprietário) e garantido (inquilino).
Seguro fiança: valor
Assim como um seguro de vida familiar, por exemplo, não é possível afirmar um único valor, tanto da indenização quanto das parcelas, já que isso depende da análise da seguradora, das coberturas e dos custos referentes à locação (aluguel, condomínio etc.).
Já quanto à devolução feita para o locatário, será proporcional ao valor pago.
Leia mais:
Como fazer seguro fiança?
O inquilino é a parte responsável em contratar o seguro fiança. Para que isso ocorra, ele deve entregar a documentação exigida pela seguradora:
- Comprovante de renda;
- Comprovante de endereço;
- Carteira de identidade e CPF;
- Cópia da declaração do Imposto de Renda.
Caso mais de uma pessoa forneça comprovante de renda no contrato de locação, para compor o mínimo exigido, todas elas deverão passar pela análise de perfil da seguradora.
Após a aprovação dos perfis, a imobiliária elabora o contrato, com os dados do seguro fiança e somente depois disso vai enviar o documento para a seguradora, para que emita a apólice.
Seguro fiança: simulação
Faça sua cotação com a Executiva Corretora de Seguros!