Contratar um seguro contra incêndio faz parte daquele universo de ações preventivas que tomamos para evitar prejuízos no futuro. Essa proteção contra incêndio nada mais é do que a cobertura base do Seguro Residencial.
Essa cobertura funciona para garantir que os danos causados por esse tipo de ocorrência possam ser ressarcidos.
Entenda como funciona o seguro contra incêndio e demais coberturas.
O que é seguro contra incêndio?
O seguro contra incêndio é uma maneira de proteger o seu patrimônio por estar assegurado de possíveis danos causados por fogo.
O seguro protege as partes da negociação de prejuízos financeiros que sejam gerados por acidentes envolvendo fogo, raios e explosões.
Proprietários e inquilinos não precisam se preocupar com o pagamento dos possíveis reparos ou reformas. Mas é importante contratar um capital que esteja de acordo com os padrões do imóvel segurado.
Entenda como funciona o seguro contra incêndio
Como mencionado acima, o seguro contra incêndio tem o objetivo de fornecer reparos ou reconstrução para prejuízos causados pelo fogo.
Conforme condições contratadas na apólice e após a vistoria, serão fornecidos os serviços disponibilizados por essa cobertura, sempre respeitando as condições/coberturas que o segurado contratou. O foco principal dessa cobertura é zelar pelo imóvel, podendo ser possível a contratação, também, para o conteúdo interno.*
O segurado tem direito à indenização do seguro residencial quando ocorre o sinistro de algum dos eventos cobertos na apólice, como, por exemplo, danos causados por incêndio.
*Consulte seu corretor para disponibilidades e condições de contratação.
Cobertura contra incêndio
As coberturas do Seguro Residencial são variadas, são disponibilizadas de acordo com a seguradora e a opção de apólice contratada. É muito importante ressaltar sobre a necessidade de ler as cláusulas do contrato com atenção para saber qual será exatamente a cobertura do seguro.
A cobertura contra incêndio, geralmente, abrange a estrutura física do imóvel, podendo, também, incluir alguns imóveis da propriedade:
- Mobílias*;
- Eletrônicos*;
- Eletrodomésticos*;
- Estrutura física*;
- Roupas e brinquedos*;
- Utensílios domésticos*.
*Consulte seu corretor para disponibilidades e condições de contratação.
Benefícios ao ter um seguro contra incêndio residencial
O seguro contra incêndio residencial funciona como uma prevenção, oferecendo indenização e quando necessário serviços e todas as assistências contratadas na apólice. Por isso, investir na segurança da sua casa é fundamental. Veja alguns benefícios:
Proteção do imóvel
A principal vantagem do seguro é a cobertura de todo o imóvel. Além de garantir um auxílio financeiro, muitas seguradoras oferecem também prestação de serviço para reparos elétricos, entre outros.
Segurança e vigilância
Em alguns casos de incêndio, os moradores do local precisam se retirar do imóvel, o que pode estimular invasões e outros problemas. Por isso, as seguradoras oferecem o serviço de segurança e vigilância, para assegurar que nada aconteça durante o período de reparo.
Reembolso dos bens materiais
Além de ficar preocupado com toda a situação causada pelo incêndio, uma das primeiras preocupações para o morador ou inquilino é com seus objetos pessoais e importantes.
O bom de ter o seguro residencial com cobertura contra incêndio é que além do seu imóvel, também pode ser contratada cobertura para os bens que estão dentro do imóvel. Pertences que muitas vezes são pequenos, mas valiosos para você.
Seguro contra incêndio residencial: valor
“Quanto custa um seguro contra incêndio” é uma dúvida muito comum quando se fala dessa contratação.
Como qualquer serviço mais personalizado, é certo que a precificação muda de acordo com cada contratação, mas alguns pontos são levados em consideração, como:
- Modelo do imóvel (casa ou apartamento);
- Localização do imóvel;
- Coberturas e capitais contratados;
- Preço do metro quadrado da construção;
- Qual o tipo de construção (por exemplo: madeira, tijolo ou alvenaria);
- Dentre outras características.
Quem paga pelo seguro contra incêndio?
Segundo a lei do inquilinato nº 8.245 de 1991, em seu Art.22, o locador tem a obrigação de pagar o seguro contra incêndio, mas com cobertura apenas para o apartamento.
Quando se trata de uma contratação para atender às exigências de um contrato de locação, vale o que estiver definido em contrato. A apólice de seguro pode ser custeada integralmente pelo locatário, sendo, inclusive, possível a contratação de capitais separados para cobertura da construção e do conteúdo interno.
Todas as coberturas contratadas, bem como seus capitais, devem estar todos definidos na apólice, de forma clara, para que não haja nenhum problema futuro.
Esse é um dos seguros mais importantes para quem aluga imóveis, já que muitos sinistros residenciais – incêndio é um exemplo -, além de imprevisíveis, muitas vezes podem causar até mesmo a perda total do imóvel.
Dicas para proteger o seu lar? Conte com a Executiva Corretora de seguros
Agora que você já entendeu e sabe da importância de proteger o seu patrimônio, que tal realizar uma cotação de seguro incêndio hoje mesmo com um dos nossos corretores?
Temos certeza que encontraremos o seguro mais adequado às suas necessidades e condições financeiras.
Entre e contato e saiba mais!