O seguro de vida para idosos está se tornando cada vez mais um item indispensável para as famílias. É uma forma de fornecer segurança financeira para os entes queridos, caso o segurado venha a falecer.
Mas ao contrário do que a crença popular dita, o seguro de vida para pessoas idosas não oferece apenas uma indenização para a família, como também pode oferece outras coberturas para o próprio idoso.
Continue acompanhando o artigo para saber mais sobre como funciona.
Realmente existe seguro de vida para idosos?
De acordo com o Art. 1º da Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, uma pessoa é considerada idosa ao concluir 60 anos de idade. Então, sim, existe, muitas seguradoras oferecem coberturas para idosos com até 64 anos. Algumas ainda conseguem estender o seguro de vida para idosos acima de 65 anos.
O seguro de vida para idosos da Porto Seguro, por exemplo, aceita pessoas com 64 anos, sendo que após essa idade começam a haver limitações de coberturas e capitais para a contratação.
Mas, vale lembrar que esses limites de idade são referentes à contratação de novas apólices, não para segurados que já têm uma apólice. Portanto, é possível que um idosos aos 75 anos de idade tenha uma apólice de seguro de vida vigente, desde que ele já seja um segurado, tenha contratado a apólice em idade que permitisse a contratação.
Contudo, a renovação da apólice de seguro para idosos pode passar por uma análise de perfil de elegibilidade.
Portanto, quanto mais avançada for a faixa etária do idoso, mais rigorosos serão os critérios de análise das seguradoras. Apesar de ser possível encontrar seguro de vida para idosos acima de 70 anos, as seguradoras podem restringir as coberturas ou oferecer serviços diferenciados para o proponente.
Mas, de forma geral, as seguradoras não costumam oferecer muitas opções de seguro de vida para idosos acima de 70 ou 80 anos.*
*Consulte seu corretor de seguros para condições de contratação.
Leia mais:
Quais são as coberturas do seguro de vida para idosos?
O seguro de vida para idosos funciona de forma similar a um seguro tradicional, para o segurado e sua família:
- Invalidez permanente, total ou parcial, provocada por acidente ou doença;*
- Doenças graves, como AVE (Acidente Vascular Encefálico – derrame cerebral, antigo AVC);*
- Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;*
- Diárias de internação hospitalar ou incapacidades temporárias;*
- Acidentes pessoais;*
- Morte natural e/ou acidental;*
- Assistência funeral;*
- Entre outros.*
*A disponibilidade das coberturas pode sofrer alterações conforme avaliação individual de cada seguradora. E para acionar o seguro de vida para idosos, elas devem estar descritas na apólice.
Por isso, você deve consultar um corretor de confiança para lhe explicar o que pode ou não ser adicionado na apólice, já que o idoso tem mais fatores de risco devido à idade mais avançada.
Lembrando também que a elegibilidade pode variar para cada proponente.
Veja mais sobre: Franquia de seguro
Qual é o valor do seguro de vida para idosos?
Para saber quanto custa um seguro de vida, o proponente deve realizar uma cotação com um corretor de seguros. Isso porque a apólice é um produto individual que sofre alteração de valor por causa de alguns fatores, como:
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Histórico de saúde;
- Localidade;
- Estilo de vida (hábitos).
De forma geral, o seguro de vida para idosos é mais caro, conforme mais avançada for sua idade, pelos fatores de risco envolvidos. Mas não se preocupe, há diversos produtos com excelente custo-benefício que vão se adequar ao seu orçamento.
Contudo, se lembre de que o valor do prêmio corresponde ao valor das mensalidades de acordo com as coberturas contratadas. É mais vantajoso pagar pequenas parcelas agora do que quantias maiores para cobrir possíveis despesas caso tenha algum problema de saúde, o que pode causar um rombo na conta bancária e desestruturar a família.
Como fazer seguro de vida para idoso?
O idoso deve entrar em contato com um corretor de seguros para realizar uma simulação/cotação, informando seus dados e outras informações que o corretor possa solicitar. Vale ressaltar que para a contratação do Seguro de Vida, todos os documentos devem ser assinados pelo contratante, que neste caso é o idoso.
Após a análise de perfil, que será feita pela seguradora, para a precificação do seguro, o corretor receberá e fará o encaminhamento da cotação para análise do proponente. Essa cotação já contempla os capitais e coberturas contratadas, bem como as informações do proponente, condições gerais e demais informações pertinentes à contratação.
Ao escolher a opção de maior interesse, o idoso deve indicar quem serão os seus beneficiários, que podem ser os herdeiros legais e/ou o cônjuge. Mas é possível indicar outras pessoas sem parentesco. E caso o segurado não indique quem serão os seus beneficiários, a indenização será repassada aos herdeiros legais, de acordo com o Código Civil Brasileiro (cônjuge, filhos, pais, irmãos, etc.).
Todas as informações referentes ao seguro (coberturas, valor do prêmio, dentre outras) ficam registradas em uma apólice.
Em relação à carência para poder acionar algumas das coberturas do seguro de vida para idosos, você deve verificar com seu corretor. Pode ser que algumas seguradoras exijam um período mínimo, assim como em planos de saúde, para acionar algumas das coberturas. Em casos de doenças pré-existentes, podem ser aplicadas algumas limitações de coberturas. Aliás, a doença pré-existente é um fator que deve ser informado ao corretor no momento da cotação, já que pode influenciar na elegibilidade do proponente.
Mas, para se ter uma noção, as carências do seguro variam de acordo com as coberturas. Então, para você não sofrer o risco de contratar um seguro com carência abusiva, deve procurar uma corretora de seguros confiável e com credibilidade no mercado.
Seguro de vida para idosos é na Executiva Corretora de Seguros!
A Executiva Corretora de Seguros está desde 1982 no mercado e busca fornecer tranquilidade para os seus segurados, por isso, conta com profissionais capacitados e experientes, que prestam o melhor atendimento, de forma 100% consultiva.
Entre em contato com um dos corretores para saber sobre as possibilidades e pedir o seu orçamento de seguro de vida para idosos.