
A segurança no ambiente de trabalho vai além de capacetes e luvas de proteção. Garantir o bem-estar dos colaboradores inclui pensar no futuro e em situações inesperadas.
Nesse sentido, o valor do seguro de vida para funcionários se apresenta como um investimento.
A contratação deste seguro reflete a preocupação da empresa com a segurança e tranquilidade de seus trabalhadores, independentemente do grau de periculosidade da função que desempenham.
Mas, afinal, quando o tema é seguro de vida para funcionários, o valor pode ser descontado do salário? Essa é uma dúvida comum entre empregadores e empregados. Entenda melhor nesse texto.
O que é seguro de vida para funcionários?
O seguro de vida para funcionários é uma modalidade de proteção oferecida por muitas empresas para garantir que, em caso de falecimento ou invalidez do colaborador, sua família ou ele próprio estejam amparados financeiramente.
É um benefício que demonstra o quanto a empresa valoriza o bem-estar de seus colaboradores, indo além das exigências legais mínimas de segurança.
Ao contratar um seguro de vida, a empresa oferece tranquilidade e segurança aos funcionários, já que, em caso de algum imprevisto, os dependentes não ficarão desamparados.
Mais do que um simples contrato, o seguro de vida empresarial é uma forma de a empresa mostrar que se preocupa com seus colaboradores de maneira humana e responsável.
Saiba mais:
Seguro por afastamento do trabalho
Seguro de vida para funcionários, o valor pode ser descontado?
No Brasil, a contratação do seguro de vida empresarial não é obrigatória para todas as empresas, mas muitas optam por oferecer esse benefício. Quando isso acontece, a responsabilidade pelo pagamento do seguro de vida pode variar.
Em alguns casos, a própria empresa pode arcar com todo o valor do seguro de vida, como um benefício integral oferecido ao funcionário. Isso é mais comum em grandes corporações ou em setores onde o risco de acidente ou morte é mais elevado.
Nesse cenário, o funcionário não precisa se preocupar com o desconto em seu salário, pois a empresa assume a totalidade do valor.
Entretanto, também é possível que a empresa ofereça a opção de o colaborador pagar uma parte do seguro. Em casos assim, uma porcentagem do valor do seguro pode ser descontada diretamente do salário.
Esse tipo de modelo costuma ser utilizado quando a empresa oferece uma cobertura mais básica e permite que o funcionário complemente o valor da apólice para garantir uma proteção maior.
O que deve ficar claro é que, independentemente de quem paga, o seguro de vida é uma maneira de proteger a vida e o futuro dos funcionários e seus entes queridos.
Além disso, para que qualquer desconto seja aplicado no salário, o funcionário precisa estar ciente e concordar com essa condição, assegurando a transparência no processo.
Principais benefícios do seguro de vida para funcionários
Quando falamos em seguro de vida para funcionários, muitos podem imaginar que se trata apenas de uma proteção para casos extremos, como falecimento. No entanto, os benefícios vão muito além disso. Entre os principais estão:
- Proteção financeira para a família: em caso de falecimento do funcionário, os familiares receberão um valor que pode ajudá-los a enfrentar os desafios financeiros que surgirem;
- Cobertura por invalidez: se o colaborador sofrer um acidente e ficar impossibilitado de trabalhar, o seguro de vida pode garantir uma compensação financeira para ajudá-lo a manter sua qualidade de vida;
- Apoio em doenças graves: algumas apólices de seguro de vida também oferecem cobertura em caso de diagnóstico de doenças graves, proporcionando suporte financeiro para tratamentos médicos;
- Tranquilidade emocional: saber que sua família ou dependentes estarão protegidos em uma situação difícil oferece uma tranquilidade emocional inestimável ao funcionário;
- Valorização do colaborador: quando uma empresa oferece um seguro de vida, ela está mostrando que enxerga seus funcionários como mais do que simples recursos; eles são indivíduos importantes, cuja segurança e futuro importam.
Além disso, em algumas situações, o valor do seguro de vida para funcionários pode cobrir benefícios como assistência funeral e outros serviços, ampliando ainda mais a gama de proteções oferecidas.
[formulário]
Seguro de vida para funcionários: valor pode variar
Em um seguro de vida para funcionários, o valor pode variar de acordo com diversos fatores. Entre eles, o número de funcionários cobertos, o tipo de cobertura contratada e o nível de risco associado às atividades da empresa.
Profissionais que atuam em profissões de risco ou áreas perigosas, como construção civil, por exemplo, podem ter um seguro de vida com valor mais alto, enquanto trabalhadores de escritório, em ambientes de menor risco, podem contar com apólices de custo mais acessível.
Outro fator que influencia o valor do seguro de vida são as coberturas escolhidas e o capital contratado. Quanto maior o valor que se espera receber em caso de sinistro, maior será o custo mensal ou anual deste seguro.
Por isso, é importante que a empresa analise as necessidades de seus colaboradores e faça a escolha que melhor equilibre proteção e orçamento.
Além do mais, a faixa etária dos funcionários também pode impactar o valor. Equipes mais jovens geralmente têm um seguro de vida mais acessível, enquanto colaboradores em faixas etárias mais avançadas podem elevar o valor da apólice.

Leia mais:
Executiva Corretora de Seguros
Para você que está em busca de uma Corretora de Seguros em Brasília, mas que atue em todo o Brasil, com o intuito de contratar as melhores coberturas para se proteger e assegurar proteção para sua família, monte uma cotação com a Executiva, que é uma tradicional corretora de seguros em Brasília.
A Executiva tem mais de 40 anos de atuação no mercado segurador nacional, sempre focada em oferecer mais do que a contratação de apólices de seguro.
Nosso objetivo é fornecer atendimento 100% consultivo, voltado às necessidades dos nossos clientes, assim como auxiliar na escolha de produtos que vão fornecer tranquilidade para o segurado.
Se interessou e quer saber mais?
