O seguro de vida empresa é um benefício que muitos funcionários não sabem que podem ter ou acabam não conhecendo as suas vantagens, principalmente, se o local de trabalho apresentar periculosidade.
Ter um seguro de vida dentro de uma empresa é ter a possibilidade de proteger financeiramente seus familiares em casos de acidentes.
Leia o nosso artigo e veja o que é um seguro de vida da empresa e entenda como funciona. Boa leitura!
O que é seguro de vida em empresa?
O seguro de vida de empresa é um benefício que algumas organizações oferecem aos seus colaboradores, com o objetivo de proteger a vida de todos eles no ambiente de trabalho e, também, disponibilizar uma proteção financeira em casos de acidentes ou emergências.
Vale ressaltar que esse benefício não é obrigatório em todas as profissões, porém, é a certeza de uma tranquilidade para os funcionários e sua família. O valor das coberturas podem variar. É necessário ver se existem condições ou valores específicos definidos pela Convenção Coletiva do segmento profissional para o qual a apólice será contratada.
Como funciona o seguro de vida nas empresas?
O seguro de vida nas empresas funciona quase da mesma forma que o seguro individual, portanto, algumas informações precisam ser avaliadas. Caso, a categoria possua Convenção Coletiva – conforme mencionado acima -, e nela, esteja prevista a contratação de apólice de seguro de vida, a própria convenção já aponta as coberturas e capitais que devem ser contratados. Além disso, para realizar a contratação, é necessário ser considerado o risco do ramo de atividade no qual a empresa atua e as atividades que os funcionários desempenham.
Os limites mínimo e máximo de vidas que podem ser incluídas nas apólices, são definidos pelas seguradoras, havendo uma boa flexibilização para atender empresas de variados tamanhos.
É de suma importância ressaltar que o prêmio mensal do seguro de vida em empresa pode ser pago tanto pelo funcionário quanto pela organização. Também é a empresa que irá dialogar com o corretor, escolher a seguradora e lidar com as tratativas de contratação dessa proteção para os funcionários.
Em geral, os contratos têm duração de um ano e podem ser renovados automaticamente ou mediante solicitação de anuência. O mais indicado é verificar com o seu corretor o que está disponível por cada uma das seguradoras.
Quais são as empresas que precisam de seguro de vida?
As exigências para a contratação de uma apólice de seguro de vida varia de acordo com cada segmento e convenção.
Cada caso deverá ser avaliado com a devida cautela pois há empresas que englobam funcionários em diferentes atividades e com diferentes níveis de risco.
Por exemplo, em uma rede de supermercado, o funcionário que trabalha em reposição de estoque não está sujeito aos mesmos riscos do que o funcionário que trabalha no setor de açougue. O mais indicado é dialogar com o seu corretor e verificar quais as recomendações da seguradora com a qual você pretende fazer a contratação do seguro.
Algumas profissões e categorias profissionais precisam ter a cobertura do seguro de vida empresarial, principalmente, das seguintes áreas:
- Construção civil;*
- Postos de combustíveis;*
- Motel, hotel e hospedagem;*
- Entregadores;*
- Indústrias (diversos segmentos);*
- Motoboy;*
- Bar e restaurante.*
*Consulte seu corretor sobre disponibilidade e condições de contratação
Para empresas que não estão listadas acima, o mais indicado é verificar se a Convenção Coletiva da categoria profissional a qual ela faz parte define a obrigatoriedade de contratação de uma apólice de Seguro de Vida ou de Acidentes Pessoais para seus funcionários.
Benefícios de um seguro de vida na empresa
O plano de seguro de vida pago pela empresa segue o modelo de contratação coletiva. Conheça os benefícios mais comuns do seguro:
- Morte (natural ou acidente);*
- Assistência ou auxílio funeral;*
- Cesta básica alimentícia;*
- Invalidez permanente por acidente;*
- Invalidez funcional ou laboral permanente por doença;*
- Renda diária por incapacidade temporária por acidente;*
- Assistência emergencial;*
- Despesas médico-odontológicas.*
*Consulte seu corretor para confirmar sobre disponibilidade de coberturas e condições de contratação.
O seguro de vida em grupo é sempre responsabilidade da empresa?
Não necessariamente, em alguns casos, a empresa disponibiliza o seguro de vida mediante o interesse de contratação por parte dos colaboradores.
Existem duas modalidades de seguro de vida empresarial:
- Plano não contributário: a empresa oferece o seguro a seus trabalhadores e não cobra por isso, assim, não há descontos na folha de pagamento dos protegidos, como por exemplo: o seguro de vida para estagiário.
Vale lembrar que a lei do estágio (Lei nº 11.788/2008), determina que o estudante não deve arcar com nenhum custo em relação ao seguro para estagiário, ou seja, deve ser pago integralmente pela empresa, sem que haja nenhum tipo de desconto na bolsa auxílio.
- Plano contributário: o colaborador participa do pagamento, a empresa desconta o seguro de vida diretamente do salário do empregado.
Empresas de seguro de vida em Brasília
Existem diversas empresas de seguro de vida em Brasília que trabalham com uma variedade de serviços.
Para entender as vantagens das variadas modalidades de seguros, é importante buscar uma corretora de seguros confiável, que possa oferecer os melhores planos para seguro empresarial e individual, como a Executiva Corretora de Seguros.
A Executiva Corretora de Seguros em Brasília tem mais de 40 anos de atuação no mercado segurador, sempre focada em oferecer mais do que a contratação de apólices de seguros.
Nosso objetivo é fornecer atendimento 100% consultivo, voltado às necessidades dos nossos clientes, assim como auxiliar na escolha de produtos que vão fornecer tranquilidade para o segurado e segurança para a família.
Então, se você está procurando por uma corretora de seguros em Brasília para a sua empresa, a Executiva é a melhor opção!
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