A cobertura de Doenças Graves no Seguro de Vida fornece indenização paga em vida ao segurado que for diagnosticado com enfermidades específicas, conforme previsto na apólice.
Essa cobertura pode ser uma importante proteção financeira para o segurado e seus dependentes, pois pode ser usada para custear o tratamento da doença ou arcar com certos custos a partir da perda de renda ou o aumento das despesas com cuidados diários.
Vamos especificar melhor a seguir:
O que é o Seguro de Vida – Doenças Graves?
Essa cobertura é uma opção de seguro que oferece uma indenização financeira ao segurado caso ele seja diagnosticado com uma doença grave coberta na apólice.
É uma cobertura para ser usada em vida, uma vez que o tratamento de uma doença pode gerar altos custos médicos, além de impedir que o segurado trabalhe, comprometendo a sua renda.
As doenças cobertas variam de acordo com a seguradora, mas, no geral, incluem câncer, infarto, AVC, embolia pulmonar, Alzheimer, perda de visão, Parkinson, paralisia de membros, esclerose múltipla e osteomielite.*
*Consulte seu corretor para mais informações sobre coberturas e condições de acionamento.
Para saber mais:
Como funciona a cobertura de doenças graves?
A cobertura de doenças graves funciona de forma simples: quando o segurado é diagnosticado com uma doença que faz parte do contrato, ele deve informar ao seu corretor de seguros, que fará abertura do processo de sinistro junto da seguradora. Será necessário o envio de documentos para que a seguradora faça análise e, posteriormente, repasse da indenização.
A indenização é paga de uma só vez e pode ser usada para custear o tratamento da doença, manter as contas em dia e preservar o padrão de vida do segurado, ou usar como ele melhor desejar.
Quais doenças são consideradas graves para seguro de vida?
Quem define quais doenças são graves ou não é a Legislação Brasileira (art. 151 da Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991). A comprovação é realizada por meio de laudos médicos e resultados de exames. Em alguns casos, pode ser solicitado alguma perícia realizada por órgãos competentes. Alguns exemplos de doenças cobertas são:
- Derrame (Acidente Vascular Cerebral);*
- Câncer;*
- Cirurgias cardíacas;*
- Infarto agudo do Miocárdio;*
- Insuficiência Renal Terminal;*
- Transplante de órgãos;*
- Cirurgia da Aorta;*
- Cirurgia das Valvas Cardíacas;*
- Esclerose múltipla;*
- Alzheimer;*
Cada seguradora tem seu pacote de doenças graves cobertas que pode variar de acordo com a apólice contratada.
*Consulte seu corretor sobre condições de contratação e acionamento.
A cobertura de doenças graves oferece uma série de benefícios, incluindo:
- Ajuda financeira em um momento difícil: o tratamento de uma doença grave pode ser caro, e a cobertura de doenças graves pode ajudar a aliviar o impacto financeiro no segurado;
- Segurança e tranquilidade: a cobertura de doenças graves pode proporcionar ao segurado mais segurança e tranquilidade durante um momento difícil, permitindo que ele se concentre em sua recuperação;
- Preservação do padrão de vida: a cobertura de doenças graves pode ajudar o segurado a preservar seu padrão de vida, mesmo que ele não consiga trabalhar por um período de tempo;
- Outras despesas: o valor da indenização pode ser usado para as mais diversas necessidades. Entre elas, os custos da casa, como reformas e adaptações.
Para saber mais:
Quem pode contratar seguro de vida doenças graves?
O seguro de vida que cobre doenças graves pode ser contratado por qualquer pessoa. No entanto, é importante verificar as condições específicas da cobertura antes de contratar.
A seguradora pode ou não aceitar a contratação de um seguro de vida para proponentes que já tenham uma doença preexistente. Isso vai depender da condição da doença, que passará por uma análise.
É por isso que você deve contar com o auxílio de um corretor de seguros, para te orientar corretamente.
A cobertura de doenças graves é uma opção que fornecerá uma importante proteção financeira ao segurado em caso de diagnóstico de uma doença grave.
É importante avaliar as opções disponíveis e contratar a cobertura que melhor atenda às suas necessidades
Como receber a indenização do seguro?
Assim que o segurado recebe o diagnóstico de uma das doenças graves mencionadas na apólice, e o período de carência estipulado já tenha sido cumprido, ele pode simplesmente entrar em contato como seu corretor de seguros para que seja dada abertura no processo de sinistro e solicitar que seja feito o repasse da indenização.
Para obter a indenização, é necessário apresentar documentação que inclui um relatório médico respaldado por exames que confirmem sua condição. Após a análise e conformidade com os termos do contrato, a seguradora procederá com a liberação da indenização.
Em geral, o segurado pode esperar receber a indenização em até 30 dias após o diagnóstico da doença.
Seu corretor irá auxiliar para que toda a documentação enviada esteja completa, para que seu processo seja analisado e a indenização seja repassada. Caso haja algum documento faltando ou algum documento tenha sido encaminhado errado, o processo é interrompido e o prazo de 30 dias começa a ser contado do zero.
Executiva Corretora de Seguros
Para você que está em busca de um seguro de vida em Brasília e no Brasil, faça uma cotação com a Executiva, que é uma tradicional corretora de seguros em Brasília.
A Executiva tem mais de 40 anos de atuação no mercado segurador nacional, sempre focada em oferecer mais do que a contratação de apólices de seguro.
Nosso objetivo é fornecer atendimento 100% consultivo, voltado às necessidades dos nossos clientes, assim como auxiliar na escolha de produtos que vão fornecer tranquilidade para o segurado.
Se interessou e quer saber mais?
Entre em contato com um de nossos corretores: