Se você também já se perguntou quanto custa um seguro de vida de 1 milhão, e está aqui para obter uma resposta objetiva, precisamos explicar alguns pontos importantes.
O primeiro ponto é que, como há diversas variáveis que interferem no valor da apólice durante o processo de cotação, é impossível dar um valor único para todos.
No que se refere à montagem de cotações, cada proponente é um indivíduo que carece de necessidades diferentes. E todas essas necessidades são levadas em consideração na hora de definir o valor a ser pago.
Dessa forma, queremos te ajudar a entender melhor sobre esse tema com a ajuda deste material que preparamos para você.
Então, acompanhe este post para saber o que interfere na precificação de um seguro de vida de 1 milhão, como contratá-lo e quais são suas coberturas.
Boa leitura!
Afinal, por que existe diferença entre as apólices?
Apesar de o valor do capital contratado ser o mesmo, cada proponente terá uma precificação diferente ao cotar o seguro de vida.
Além de análise das características individuais, caso o proponente tenha algum problema de saúde diagnosticado, as seguradoras ainda podem solicitar documentações complementares para análise, como, por exemplo, laudos médicos, exames recentes, dentre outros.
Vale lembrar que as coberturas podem sofrer alterações de seguradora para seguradora.
É por este motivo que sempre recomendamos que o solicitante fale com seu corretor de seguros e monte cotações com diferentes seguradoras, abrangendo as principais coberturas do seguro de vida.
Com esses dados recolhidos, são analisados os riscos e benefícios de cada apólice.
Enfim, vamos agora entender por que dois segurados, com o mesmo capital contratado, podem ter as parcelas do seu seguro com valor oscilante para mais ou para menos.
A análise de perfil que as seguradoras realizam utiliza vários critérios, como:
- Idade;
- Gênero;
- Histórico de saúde;
- Profissão;
- Estilo de vida;
- Localidade.
Quanto custa um seguro de vida de 1 milhão: o que é avaliado?
Quando falamos de um seguro de vida de 1 milhão, muitos dados são levantados e analisados.
Para não ficar com dúvidas, vamos explicar cada ponto que citamos acima:
Idade e gênero
A expectativa de vida média do brasileiro até 2022 era de 75,5 anos, sendo que a dos homens era de 72 anos e a das mulheres de 79, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Foi um aumento significativo, levando em consideração as quedas ocorridas nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19. Porém, esse é um índice ainda menor do que os anos de 2017 e 2018.
Pensando nisso, a precificação do seguro de vida passa obrigatoriamente pela análise de idade. Quanto mais avançada for a idade do proponente, maior tende a ser o valor do seu prêmio mensal (mensalidade do seguro).
O mesmo ocorre com a diferença de gênero. Além da população feminina ter expectativa de vida maior, ela também tende a se consultar e acompanhar sua saúde com mais frequência, o que faz com que as mulheres consigam prevenir algumas doenças ou iniciar tratamento logo nos primeiros estágios.
De acordo com dados de 2019 do Programa Nacional de Saúde (PNS), 82,3% das mulheres fizeram uma ida ao médico, ao passo que apenas 69,4% dos homens realizaram uma consulta no mesmo ano.
Histórico de saúde
Além do ponto apresentado acima, o status da saúde do proponente têm grande importância para essa análise. Afinal, se o proponente apresenta uma doença grave preexistente, a seguradora fará análise e poderá solicitar informações complementares sobre essa condição de saúde.
Algumas questões feitas pelas seguradoras também podem especular sobre o estilo de vida do proponente.
Profissão e localidade
A profissão é outro fator que interfere diretamente no prêmio mensal da apólice, já que pode ocasionar doenças, acidentes graves e fatalidades. Um bombeiro, por exemplo, corre mais risco de falecer em função do trabalho do que um dentista.
Por fim, o município onde o proponente mora, assim como a localidade da sua residência, também pode interferir no valor mensal do seguro. A segurança de uma cidade diz muito a respeito da taxa média de mortes em função de crimes ou violência, por exemplo.
É por isso que algumas cidades apresentam valor de prêmio mensal do seguro mais alto do que outras e é devido a todos esses fatores que os proponentes recebem propostas com valores de prêmio diferentes.
Quais seguradoras oferecem seguro de vida de 1 milhão?
Várias seguradoras oferecem altos capitais para contratação do seguro de vida.
É importante destacar que, para se poder contratar um capital de 1 milhão, a seguradora fará análise do perfil do segurado, avaliando sua faixa etária, sua renda mensal, etc.
Muitas seguradoras, inclusive, limitam o valor de contratação, tendo em vista a renda mensal do proponente.
Como essa é uma indenização de alto valor, confirme com seu corretor em relação a quais as seguradoras oferecem a possibilidade de contratar o seguro de 1 milhão de reais.
Por exemplo, algumas dessas seguradoras são: Porto Seguro, Tokio Marine, Icatu, Allianz, dentre outras.
Coberturas que estão normalmente disponíveis:
- Morte Natural e Acidental;*
- Invalidez por Acidente;*
- Invalidez por Doença;*
- Doenças Graves;*
- Além de disponibilizar o Auxílio ou Assistência Funeral individual.*
Dependendo da seguradora, algumas podem disponibilizar, inclusive, assistências e coberturas para seus familiares, por exemplo, a cobertura Funeral Familiar.
Fora isso, a indenização do Seguro de Vida, muitas vezes, é o que garantirá a continuidade dos padrões de vida da família, podendo ser usado para pagamento de estudos, quitação de dívidas, etc.
*Consulte seu corretor para confirmar disponibilidade e condições de contratação.
Veja também:
Quanto custa um seguro de vida de 1 milhão?
Como você pode ver neste conteúdo, não é possível precisar quanto custa um seguro de vida de 1 milhão sem avaliar as características da pessoa segurada.
O capital disponível para contratação e o valor mensal da apólice dependem muito das características individuais de cada proponente.
Além disso, a recomendação é que o valor do capital contratado seja compatível com os padrões de vida atuais, uma vez que o valor da indenização deverá ser suficiente para suprir as necessidades atuais e futuras dos familiares.
A contratação de um capital, nem que seja mínimo, já é um excelente investimento de segurança, sendo possível o segurado diminuir ou aumentar o seu capital contratado, caso tenha interesse ou caso os seus padrões de vida mudem.
Executiva Corretora de Seguros
A Executiva tem mais de 40 anos de atuação no mercado segurador nacional, sempre focada em oferecer mais do que a contratação de apólices de seguro. Iremos auxiliar em como montar um plano de seguro de vida para atender você e sua família.
Nosso objetivo é fornecer atendimento 100% consultivo, voltado às necessidades dos nossos clientes.
Entre em contato com os nossos corretores e obtenha mais informações sobre o seguro de vida. Assim, conseguirá escolher qual apólice corresponde melhor às suas necessidades.