O que é um seguro de vida?

O que é um seguro de vida?

O que é um seguro de vida?A reforma da previdência, promulgada no dia 12 do mês passado, instituiu novas regras para a concessão de aposentadorias e pensões. Uma das mudanças é a redução, especificamente, da pensão por morte, que passará a ser uma cota de 50%, mais 10% por dependente.

Além disso, o DPVAT, criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, se extinguiu, tornando ainda mais necessária a contratação de um seguro de vida.

Com essas informações sendo ventiladas na mídia desde o ano passado, de janeiro a outubro, quando comparados ao mesmo período em 2018, a contratação de planos de seguro (desde os que englobam acidentes pessoais até aqueles que cobrem despesas funerárias) aumentou em 12,6%, segundo levantamento realizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Pensando nisso, produzimos essa matéria para te ajudar a entender melhor o porquê desse aumento nas contratações de planos de seguro de vida e como ele pode ser importante de agora em diante. Confira!

O que é um seguro de vida?

Antes de começarmos a falar do que importa, ou seja, os benefícios de se ter um seguro de vida, precisamos entender do que se trata esse recurso.

A principal função de um plano de seguro de vida é promover a proteção para você e a sua família contra riscos, como por exemplo, a morte de um segurado. Nesse caso, o plano dará todo o respaldo financeiro para a família, garantindo a sua segurança durante um determinado tempo.

Já em situações de doenças graves, acidentes ou invalidez, a seguradora garante indenização ao possuidor, sendo uma ótima maneira de garantir a estabilidade financeira durante situações inesperadas.

Além disso, se o titular do seguro, infelizmente, vier a falecer, todos os benefícios assegurados serão concedidos imediatamente aos favorecidos, sem que necessite dos trâmites para retirar o inventário. Com ele, custos e burocracias são evitados e, em alguns dias, os recursos são devidamente encaminhados para os familiares da vítima assegurada. Dessa maneira, o processo é facilitado e possíveis apertos financeiros podem ser evitados até que seja resolvida toda a situação para a retirada do inventário completo.

Outra vantagem de se possuir um seguro de vida é que as indenizações fornecidas ao beneficiado não possuem nenhum desconto decorrente do imposto de renda, ampliando a abrangência de seus incentivos.

Quais as vantagens de se contratar um seguro de vida?

Agora que você já sabe qual a função dos planos de seguro de vida, conheça algumas vantagens da contratação do serviço:

  • Proteção financeira para a sua família

É uma das finalidades mais comuns de quem procura contratar um seguro de vida, principalmente após os ajustes da reforma da previdência. Infelizmente, não há como prever acontecimentos inesperados e indesejados que podem ocorrer ao longo de nossa vida. Dessa maneira, no caso de um inesperado falecimento, o seguro proporcionará aos familiares do falecido segurança financeira.

  • Aproveitamento em vida

Ao contrário do que muitos pensam, um plano de seguro de vida não é acionado somente em caso de morte. Mesmo que você se cuide regularmente, ninguém está imune a situações inconvenientes do dia-a-dia. O surgimento de uma doença grave ou até acidentes, que podem te afastar por um tempo do trabalho ou até gerar invalidez, podem acontecer. Nunca se sabe, não é mesmo?

Assim, com a capacidade de gerar recursos comprometida, a indenização recebida por intermédio da sua seguradora vai lhe amparar durante essas circunstâncias adversas. Dessa maneira, o peso dessas dificuldades é reduzido e seu sustento estará assegurado pelo seu plano de seguro de vida.

  • Custo-benefício

Não menos importante, uma das vantagens de se contratar um seguro de vida é o custo-benefício que ele pode proporcionar.

As seguradoras oferecem diferentes opções para a apólice, variando e se adequando ao perfil do assegurado. Fatores como idade do contratante, disposição a diferentes tipos de risco e diversas outras opções personalizadas são exemplos que interferem no preço do seguro.

Dessa forma, você consegue escolher aquela opção que melhor se encaixe no bolso e nas suas necessidades.

Não vai deixar de se assegurar, não é? Com as mudanças na previdência, o risco aumentou! Confira os nossos planos de seguro!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Posts Relacionados

Veja também