Ao considerar a importância do seguro de vida, muitas pessoas se deparam com perguntas que as impedem de tomar uma ação assertiva. Com o seguro adequado, é possível proteger a si mesmo e proporcionar tranquilidade para sua família, mesmo em momentos difíceis.
A vida é repleta de incertezas. Todos nós enfrentamos desafios e imprevistos que podem abalar nosso equilíbrio financeiro e emocional. Neste artigo, vamos abordar as principais dúvidas que surgem quando o assunto é seguro de vida, esclarecendo pontos cruciais para que você possa tomar uma decisão consciente e segura.
Leia mais:
O que é um Seguro de Vida?
O seguro de vida é um contrato que você faz com uma seguradora, por intermédio de uma corretora de seguros, para garantir proteção para o contratante/segurado em caso de eventos cobertos na apólice. Segurado pode acionar caso tenha uma Doença Grave*, Invalidez por Acidente* ou Doença*, dentre outros. O Seguro também é uma enorme proteção financeira para seus familiares ou pessoas que dependem financeiramente de você, uma vez que terão a segurança financeira fornecida pela apólice e não ficarão desamparados na sua falta.
*Consulte seu corretor para condições de contratação e acionamento.
Como contratar um Seguro de Vida?
Tendo em vista que o Seguro de Vida tem suas peculiaridades e diferenciais, procure um corretor de seguros com especialização que possa assessorá-lo e melhor orientá-lo.
O corretor de seguros é a pessoa física ou jurídica devidamente habilitada e registrada na Susep para intermediar contratos de seguro.
Como funciona o Seguro de Vida?
O Seguro de Vida garante que o segurado principal possa fazer uso de todas as coberturas utilizáveis em vida, mediante a ocorrência de sinistro coberto em apólice.
No caso de falecimento do segurado principal por causas naturais ou acidentais, os beneficiários receberão a indenização contratada
O Seguro de Acidentes Pessoais garantirá o repasse de indenização apenas em caso de morte acidental ou invalidez por acidente, esta última se aplica para acionamento ainda vivo.
Quanto custa um Seguro de Vida?
O valor de um seguro de vida irá variar de acordo com as coberturas contratadas e com o perfil do segurado. Verifique com o seu corretor para que ele possa fazer uma simulação de acordo com suas necessidades.
Qual é a vigência do Seguro de Vida?
A vigência do seguro varia de seguradora para seguradora.
É comum encontrar opções com vigência anual e renovações automáticas. Algumas seguradoras trabalham com as 5 primeiras renovações automáticas e após esse período é solicitada anuência para renovação, já outras seguradoras oferecem somente a primeira renovação automática.
A melhor opção é falar com o seu corretor e ver quais opções estão disponibilizadas pelas seguradoras.
Por que preciso de um Seguro de Vida?
O velho ditado diz “melhor prevenir do que remediar”; imprevistos podem acontecer a qualquer momento de nossas vidas, o melhor que podemos fazer é estarmos preparados e assegurados para enfrentá-los da melhor forma possível. Por isso, ter um seguro é fundamental para esses momentos.
A contratação do Seguro é uma medida preventiva, não corretiva. Após o diagnóstico de um problema de saúde, pode não ser mais possível que você faça a contratação.
Sou solteiro(a) e não tenho dependentes, posso ter um Seguro de Vida?
Sim! O seguro não é apenas para amparar dependentes, mas também para garantir sua própria estabilidade financeira caso venha sofrer algum acidente, invalidez ou doença grave. Sem contar que outros familiares podem ser fortemente impactados no caso da sua ausência, como pais, irmãos, etc.
Leia mais:
Seguro cobre apenas morte?
Não! O seguro de vida é uma proteção financeira para você e seus dependentes, sendo que as coberturas podem variar de acordo com a apólice contratada. Podendo cobrir por exemplo:
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente – IPA;
- Invalidez funcional ou laborativa permanente por doença – IFPD;
- DIT – Diária por Incapacidade Temporária;
- Doenças graves – DG;
- Diária por internação hospitalar – DIH;
- Perda de renda (Seguro de DIT, SERIT, entre outros)
Sou um profissional liberal ou autônomo e por causa de um acidente ou doença fiquei impossibilitado de trabalhar por um tempo – Posso acionar o Seguro?
O seguro com a cobertura de Diária por Incapacidade Temporária – DIT garantirá ao profissional uma renda diária em caso de doença ou acidente que o impossibilite temporariamente de trabalhar.*
*Consulte seu corretor sobre condições de aceitação e acionamento.
Tem limite de idade para ter Seguro de Vida?
As idades máximas para contratação variam muito de seguradora para seguradora. Na sua maioria, as limitações de contratação de algumas coberturas começa por volta de 64 anos. Algumas ainda conseguem estender a contratação do seguro para idosos acima de 65 anos, mas com limitações . A idade limite pode variar de seguradora para seguradora.
Qual o melhor Seguro de Vida?
Aquele que possa atender às suas necessidades e necessidades de sua família em casos de doenças, acidentes e falecimento.
Quem são os herdeiros legais no Seguro de Vida?
Na falta da indicação expressa de beneficiários serão beneficiados aqueles indicados por lei, conforme determina o Código Civil Brasileiro, segundo a ordem sucessória.
Leia mais:
Corretora de seguro em Brasília
Executiva Seguros
Para você que está em busca de um seguro de vida em Brasília, com o intuito de contratar as melhores coberturas para se proteger e assegurar proteção para sua empresa, faça uma cotação com a Executiva, que é uma tradicional corretora de seguros em Brasília.
A Executiva tem mais de 40 anos de atuação no mercado segurador nacional, sempre focada em oferecer mais do que a contratação de apólices de seguro.
Nosso objetivo é fornecer atendimento 100% consultivo, voltado às necessidades dos nossos clientes, assim como auxiliar na escolha de produtos que vão fornecer tranquilidade para o segurado.
Se interessou e quer saber mais?
Entre em contato com um de nossos corretores: