fbpx

Qual a melhor previdência privada?

Qual a melhor previdência privada?

Entender qual a melhor Previdência Privada é uma maneira de garantir mais tranquilidade financeira para o futuro. Saiba mais aqui.

Para quem não quer ficar na dependência das novas regras de aposentadoria do governo, entender qual a melhor Previdência Privada é uma maneira de garantir mais tranquilidade financeira para o futuro.

Veja nesse post  como pesquisar as melhores previdências privadas para ajudar a continuar com o seu padrão de vida, mesmo após a aposentadoria.

Qual a melhor previdência privada para aposentadoria?

A Previdência Privada é um investimento a longo prazo que funciona para que alguém planeje um rendimento extra na sua aposentadoria e uma maior segurança financeira para o futuro. Esse investimento não tem relação com a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

 Para entender qual a melhor previdência privada do mercado, a dica principal é conhecer as características de cada uma delas, condições e necessidades de cada contratante, porque os planos de Previdência Privada são personalizados.

 Além disso, vale a pena buscar a consultoria de uma corretora de seguros idônea que apresente os melhores planos. Neste aspecto, a rentabilidade e taxas administrativas de cada plano de previdência privada também vão determinar o que é melhor e o que é pior.

O quanto antes fizer a Previdência Privada, melhor!

Vale dizer que quanto antes o contratante buscar entender qual é a melhor previdência privada e contratar um plano, especialmente se for uma pessoa mais jovem (nas faixas entre 20 e 30 anos), mais vantagens terá. 

 Ainda assim, quem estiver com 40 anos, também poderá obter bons rendimentos futuros.

Isso porque os planos de previdência privada preveem um período de acumulação de capital para crescimento do patrimônio. Isso significa que quanto mais tempo conseguir acumular os aportes financeiros, o retorno será melhor no futuro. 

A previdência privada também tem outros benefícios, além das possibilidades de rendimentos, como ser impenhorável, não fazer parte de inventários, permitir a escolha de beneficiários e não ter come-cotas, que é uma antecipação no recolhimento do Imposto de Renda em diversos fundos de investimentos.

Qual a melhor previdência privada PGBL ou VGBL?

Os planos de previdência privada estão divididos nos modelos fechados e abertos. 

Os abertos são oferecidos para público em geral, os mais conhecidos são o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Mas para previdência privada, qual a melhor opção?  Para entender qual é a melhor escolha entre cada um deles vai depender de como a pessoa declara o Imposto de Renda:

PGBL: esse plano é para as pessoas que têm renda maior e fazem a declaração completa do imposto de renda.

VGBL: esse plano é para as pessoas que fazem declaração simples do Imposto de Renda ou não declaram.

Quem optar pelo PGBL, será permitido deduzir no Imposto de Renda até 12% de sua receita tributável, bruta e anual. Mas no pedido do resgate a alíquota vai incidir sobre o total do investimento, que é o valor aplicado e os rendimentos.

Já com o plano VGBL, no momento do resgate do valor investido, o consumidor vai pagar a alíquota do Imposto de Renda apenas sobre os rendimentos. Mas não há nenhum benefício fiscal para a restituição do Imposto de Renda.

Também é importante saber que não é possível mudar de tipo de plano ao longo do tempo, ou seja, migrar de VGBL para PGBL ou vice-versa . 

Os planos de previdência fechados são conhecidos como fundos de pensão, e são indicados para alguns grupos específicos. Normalmente são oferecidos para associados ou colaboradores por entidades ou empresas.

Qual a melhor opção de Previdência Privada?

Quem está contratando um plano de Previdência Privada também precisa definir qual o tipo de estratégia.

Se o contratante quer saber sobre qual a melhor forma de previdência privada, também vai precisar definir o nível de risco que quer correr. Neste aspecto, há uma grande flexibilidade, pode ter investimentos com estratégias conservadoras, moderadas ou agressivas.

Uma boa parte dos fundos de previdência privada são investidos em renda fixa, que são mais conservadores e evitam a oscilação do mercado.

Mas se o contratante optar por uma estratégia moderada pode tentar multimercados, que são aplicados em diversos tipos de ativos. Ou, se quer uma estratégia agressiva, pode optar pelas ações, que pode ter grandes rendimentos, mas também corre risco de alguns reveses ao longo do período.        

Cada carteira vai depender do perfil e objetivo de quem está contratando o plano de Previdência Privada. Cada gestor vai oferecer a opção de acordo com o que o cliente indicar.

Previdência privada, qual a melhor tributação? 

Para saber qual a melhor previdência privada hoje, o contratante também vai precisar definir qual a tributação deseja. São duas opções: progressiva e regressiva.

Tributação Progressiva

Se o contratante quer entender qual a melhor Previdência Privada para investir e pretende resgatar o investimento antes de 10 anos, ou não sabe por quanto tempo fará a acumulação de capital, a tributação progressiva pode ser melhor, porque nesse plano, a tributação é fixa.

Tributação Regressiva

Para quem sabe que vai investir por no mínimo 10 anos, esse tipo de tributação regressiva pode ser melhor, porque o percentual da alíquota devida ao imposto de renda diminui ao longo do tempo, segundo dados do site Valor Investe:

    • Começa com 35% em até 2 anos;
    • 30% de 2 a 4 anos;
    • 25% de 4 a 6 anos;
    • 20% de 6 a 8 anos,
    • 15% de 8 a 10 anos;
    • 10% após 10 anos de investimento.

Previdência privada: qual é a melhor?

Os dez maiores fundos de Previdência Privada do país são administrados pelo Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Porém, há outras opções na Caixa Econômica Federal, Icatu Seguros e também na Sul América.

Mas qual banco oferece a melhor Previdência Privada? Vai depender da escolha do contratante em relação a todos os itens citados acima.  

Visão da Executiva

Se você quer entender qual banco tem a melhor Previdência Privada, quais critérios precisam ser avaliados, melhores taxas e rendimentos, a Executiva Corretora de Seguros tem um time atento às necessidades de cada cliente.

Ajudá-lo a entender qual a melhor Previdência Privada no Brasil,  e optar pelo plano que melhor vai atendê-lo, será uma tarefa prazerosa para a nossa equipe.

Leia também:

➤ Covid 19 – Crianças merecem cuidados especiais

➤ Como Fazer um Seguro de Vida?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *